VPN é um acrônimo(abreaviação) para Virtual Private Network ou, em português, Rede Privada Virtual.
A função de uma vpn é fornecer ao usuário privacidade e segurança enquanto esse navega pela internet.
Até hoje, a internet que temos não é segura. Quando a internet foi criada não havia preocupação com segurança, o foco até então era praticamente em deixar a conectividade da internet sem cair, manter a conexão.
Quando Usar uma VPN?
Antes de seguirmos é preciso falarmos sobre LAN. LAN significa Local area network ou rede local. Na sua casa certamente tem muitos dispositivos conectados na internet que você contratou. Você pode ter conectado tablets, celulares, computadores, notebooks…. todos esses equipamentos estão conectados em uma rede local, uma lan. Da mesma forma seu vizinho, seu parente que mora em outra cidade, todos usam uma rede local. Uma rede local não tem acesso à outra. Como o nome diz: é local. Porém, na LAN da sua casa, se você compartilhar uma pasta no seu pc o seu celular, outro pc ou notebook terão acesso ao conteúdo dessa pasta compartilhada pois estão conectados na mesma rede local(lan).
Com uma vpn, porém, é possível acessar redes locais como se estas fossem uma. Você poderia criar uma vpn e fazer com que seu colega em outro pais acesse seus arquivos como se a rede dele fosse apenas uma com a rede da sua casa.
Mas o uso mais comum para vpn é em empresas.
Em empresas há quase sempre a necessidade de se usar VPNs. Por exemplo, nesse tempo de pandemia, muitos funcionários estão trabalhando em casa, no que conhecemos como “home office“. Uma forma desses funcionários acessarem as pastas e arquivos localizados no servidor da empresa é por meio de vpn. O computador na casa se conecta ao servidor da empresa e abre os arquivos como se esses estivessem em uma rede local. Tudo isso por meio da VPN e com segurança.
Vamos supor outra situação: Vamos supor que sua empresa cresceu e você abriu uma filial no bairro vizinho. Como conectar a rede local entre a empresa e essa filial? temos a opção de passar um cabeamento de rede pelas ruas e avenidas até a outra ponta chegar na filial. Isso seria mais caro. custaria muito! A outra solução seria configurar uma vpn. Simples não é mesmo? As duas empresas estarão conectadas como se fossem apenas uma.
Quando uma vpn é configurada é criado o que chamamos de túnel. Esse túnel faz a ligação entre redes locais. Isso tudo de forma segura.
Dentro desse túnel os dados(pacotes) viajam criptografados. Criptografar é embaralhar os dados. Se um hacker capturar os dados, enquanto esses viajam de um ponto para outro, esse hacker não será capaz de ler, entender. Dados criptografados estão embaralhados e não fazem sentido.
E a VPN que Baixamos no Celular ou Computador?
Parece que o uso para VPN que mencionei acima é bem diferente do uso que fazemos em celulares ou em pc, não é? Vejamos.
Vamos mais a fundo um pouco. Acima falei que conectamos, via VPN, redes locais(LANs). E que, logicamente, há vpn configurada nas duas pontas. Nas pontas do túnel. Vendo novamente o exemplo sobre empresa e sua filial, na empresa fica configurada uma vpn e na filal outra. Essas VPNs são conectadas uma à outra. O que deixei de mencionar acima é que em uma dessas pontas a VPN será uma VPN servidor e na outra a vpn será uma vpn cliente. A VPN cliente se conecta ao servidor. Possivelmente, a empresa filial será a VPN cliente. A filial usa os programas e pastas da empresa principal como se a filial estivesse lá dentro da empresa principal. Podemos então concluir que os computadores pertencentes à empresa principal enxergam os computadores da filial como se estes estivessem lá dentro.
Quando você baixa um app vpn no seu celular, na verdade você está baixando um app vpn que é cliente, então quando clica em conectar está se conectando a um servidor vpn. Seus dados saem do seu celular e viajam criptografados pelo túnel até se conectar ao servidor.
Mas porque muitos usam vpn em celular?
VPN, além de conectar com segurança dois pontos, dois computadores, ela, a vpn, esconde seus dados, esconde seu endereço IP, esconde no túnel criptografado tudo aquilo que você acessa. Vejamos algumas situações que fazem usuários de celulares usarem vpn:
#1 Jogos: Às vezes há jogos que só estão disponíveis fora do seu país ou continente. Muitos se conectam a servidores vpn em outros países para jogar. O Celular quando conectado a servidor vpn que está, por exemplo, nos Estados Unidos irá poder acessar conteúdo dedicado apenas à esse país. O jogo passa a enxergar esse celular como se ele estivesse nos Estados Unidos.
#2 Filmes, Seriados e Vídeos: A mesma situação acima se repete aqui. Na Netflix, por exemplo, pode ter filmes não disponíveis para nosso país.
#3 Esconder IP: Toda internet, ou dispositivo que se conecta à internet, possui um endereço único que é o endereço IP. o IP identifica seu dispositivo na internet, seja ele um celular, computador….. Já viu aquele anúncio no site onde você baixa filmes: “Contrate uma VPN, você pode estar sendo vigiado. Seu IP é tal”.
#4 Acessar Internet em Ambiente Controlado: Pode acontecer de na empresa ou escola a internet ser limitada propositadamente. Quando um usuário consegue conexão com um servidor vpn este servidor vpn passará a responder pelo acesso de internet deixando o acesso livre. Na verdade o usuário estará praticamente usando a conexão do servidor vpn para acessar livremente e não da Escola ou empresa.
Comments on “O que É uma VPN e Quando Usar?”