Um computador de 32 bits é um computador que usa um processador que pode processar informações em grupos de 32 bits. Um computador de 64 bits é um computador que usa um processador que pode processar informações em grupos de 64 bits. Os bits são a menor unidade de informação em um computador. Eles podem ser 0 ou 1. Um grupo de bits pode ser usado para representar um número, uma letra, uma instrução ou qualquer outro tipo de informação.
os computadores de 64 bits também podem acessar mais memória e ter mais poder de processamento do que os computadores de 32 bits. Isso significa que os computadores de 64 bits podem executar programas muito mais complexos e com mais recursos do que os computadores de 32 bits.
Quanto ao ZFS, a página openzfs.github.io nos encoraja a usarmos sistema de 64-bits: “Você é fortemente encorajado a usar um kernel de 64 bits. O OpenZFS será construído para sistemas de 32 bits, mas você pode encontrar problemas de estabilidade.“
Conforme dito no artigo anterior(ZFS: É Recomendado Usar Memória ECC com 8GB no Mínimo), ZFS foi originalmente projetado como um Sistema de Arquivo para Sistema Operacional Sun Solaris. O ZFS foi originalmente desenvolvido para o kernel Solaris, que difere de algumas plataformas OpenZFS de várias maneiras significativas.
A não recomendação em usar ZFS em sistemas de 32 bits tem tudo a ver com o espaço de endereço virtual limitado. O espaço de endereço virtual em memória RAM é a porção de memória disponível para um processo em um sistema operacional, permitindo que ele acesse e manipule dados armazenados na RAM. Alguns exemplos de processos que fazem uso do espaço de endereço virtual em memória RAM são navegadores da web como o Google Chrome, editores de texto como o Microsoft Word e reprodutores de mídia como o VLC Media Player.
ZFS é planejado para realizar frequentemente esse espaço de endereço virtual no Solaris. Enquanto ZFS no kernel do Solaris faz muito uso desse espaço de endereço virtual(virtual address space), esse uso é fortemente desencorajado a ser feito no kernel do Linux, ainda mais se estiver trabalhando com 32 bits. Isso é ainda mais impactante e verdadeiro em arquiteturas de 32 bits em que o espaço de endereço virtual é limitado a 100 MB por padrão. Usar o espaço de endereço virtual em kernels Linux de 64 bits também é desencorajado, mas o espaço de endereço é muito maior do que a memória física e é um problema menor.
Se você estiver atingindo o limite de memória virtual em um sistema de 32 bits, verá a seguinte mensagem nos logs do sistema:
vmap allocation for size 4198400 failed: use vmalloc=<size> to increase size.
Você pode aumentar o tamanho do endereço virtual com a opção de inicialização vmalloc=512M. No entanto, mesmo depois de fazer essa alteração, seu sistema provavelmente não ficará totalmente estável. O adequado para sistemas de 32 bits é o código OpenZFS não ter dependência da memória virtual. Isso levará algum tempo para ser feito corretamente, mas está planejado para o OpenZFS. Espera-se também que essa mudança melhore a eficiência com que o OpenZFS gerencia o cache ARC e permita uma integração mais estreita com o cache de página padrão do Linux.
De qualquer forma, o uso de sistemas 32 bits está caindo em desuso; hoje em dia quase não é mais encontrado computadores rodando sistemas de 32 bits. A não ser que você compre um computador antigo.
Veja para mais informações: O que São Sistemas de 32 e 64-bits em Computadores?
Comments on “ZFS: Posso Instalar em Sistema de 32-bits ao Invés de 64-bits?”