Este post descreve como instalar os recursos Pacemaker e Corosync para criar um cluster de alta disponibilidade (HA) que oferece acesso contínuo a serviços executados em vários nós.
Os pacotes Pacemaker e Corosync estão disponíveis no servidor Oracle Linux yum no repositório ol9_addons ou na Unbreakable Linux Network (ULN) no canal ol9_arch_addons. Alguns pacotes de dependência podem ser necessários dos repositórios yum ol9_appstream e ol9_baseos_latest ou dos canais ol9_arch_appstream e ol9_arch_baseos_latest no ULN.
Habilitando o repositório
Se você estiver usando o servidor Oracle Linux yum para atualizações do sistema, habilite os repositórios Oracle Linux yum apropriados.
sudo dnf config-manager --enable ol9_appstream ol9_baseos_latest ol9_addons
Instalando e ativando o pacemaker e o serviço Corosync
Em cada nó do cluster, instale os pacotes de software pcs e pacemaker, juntamente com todos os recursos disponíveis e agentes de proteção do servidor Oracle Linux yum ou do ULN, por exemplo:
sudo dnf install pcs pacemaker resource-agents fence-agents-all
Liberando pacemaker no firewalld
Se você estiver executando o firewalld, adicione o serviço de alta disponibilidade em cada um dos nós para que os componentes do serviço possam se comunicar pela rede. De acordo com o comando executado no exemplo a seguir, esta etapa normalmente habilita as seguintes portas: porta TCP 2224 (usada pelo daemon pcs), porta 3121 (para nós remotos Pacemaker), porta 21064 (para recursos DLM) e portas UDP 5405 (para agrupamento Corosync) e 5404 (para multicast Corosync, se configurado):
sudo firewall-cmd --permanent --add-service=high-availability sudo firewall-cmd --add-service=high-availability
Dicas
Para usar o comando pcs para configurar e gerenciar seu cluster, você deve definir uma senha em cada nó para o usuário hacluster.
sudo passwd hacluster
Observe que, para usar o comando pcs, o serviço pcsd deve estar em execução em cada um dos nós do cluster. Você pode definir este serviço para executar e iniciar na inicialização executando o seguinte comando:
sudo systemctl enable --now pcsd.service
Comment on “Instalando pcs e pacemaker no Oracle Linux 9”