Os backups do Proxmox VE são sempre backups completos – contendo a configuração VM/CT e todos os dados. Os backups podem ser iniciados por meio da GUI ou da ferramenta de linha de comando vzdump.
Gerando Backup no Proxmox
Para gerar backups podemos:
- Backup periódico ou agendado: Você pode gerenciar as tarefas na interface do usuário em Datacenter –>Backup ou por meio do endpoint da API /cluster/backup
Restaurando Backup no Proxmox
Um arquivo de backup pode ser restaurado por meio da GUI da Web do Proxmox VE ou por meio das seguintes ferramentas de linha de comando(CLI):
- pct restore
- qmrestore
A primeira ferramenta é um utilitário de restauração de contêiner e a outra um utilitário de restauração da máquina virtual.
Ainda há as opções de restauração:
- Live-Restore: A restauração de um backup grande pode levar muito tempo, no qual um convidado ainda não está disponível. Para backups de VM armazenados em um Proxmox Backup Server, esse tempo de espera pode ser mitigado usando a opção de restauração ao vivo ou Live-Restore. Há desvantagens aqui, como lentidão e inconsistência da restauração. Este modo de operação é especialmente útil para grandes VMs, onde apenas uma pequena quantidade de dados é necessária para a operação inicial, por exemplo, servidores web – uma vez que o sistema operacional e os serviços necessários foram iniciados, a VM está operacional, enquanto a tarefa em segundo plano continua copiando raramente dados usados.
- Single File Restore: O botão File Restore na guia Backups da GUI de armazenamento pode ser usado para abrir um navegador de arquivos diretamente nos dados contidos em um backup. Este recurso está disponível apenas para backups em um Proxmox Backup Server. Para contêineres, a primeira camada da árvore de arquivos mostra todos os arquivos pxar incluídos, que podem ser abertos e navegados livremente. Para VMs, a primeira camada mostra imagens de unidades contidas, que podem ser abertas para revelar uma lista de tecnologias de armazenamento suportadas encontradas na unidade.
Local para Armazenar o Backup do Proxmox
Antes que um backup possa ser executado, um armazenamento de backup deve ser definido.
Pode ser um armazenamento Proxmox Backup Server, onde os backups são armazenados como fragmentos e metadados desduplicados, ou um armazenamento em nível de arquivo, onde os backups são armazenados como arquivos regulares.
O uso do Proxmox Backup Server em um host dedicado é recomendado devido aos seus recursos avançados. Usar um servidor NFS é uma boa alternativa. Em ambos os casos, convém salvar esses backups posteriormente em uma unidade de arquivamento externo.
Agendamento de Backup no Proxmox
Os backups podem ser agendados para serem executados automaticamente em dias e horários específicos. Veja a documentação oficial para mais detalhes.
Modos de Backup do Proxmox
Existem várias maneiras de fornecer consistência ( modo de opção ), dependendo do tipo de convidado.Modos de backup para VMs:
modo de parada(stop mode)
Este modo fornece a maior consistência do backup, ao custo de um curto tempo de inatividade na operação da VM. Ele funciona executando um desligamento ordenado da VM e, em seguida, executa um processo QEMU em segundo plano para fazer backup dos dados da VM. Depois que o backup é iniciado, a VM entra no modo de operação completa se estiver em execução anteriormente. A consistência é garantida usando o recurso de backup ao vivo.
modo de suspensão(suspended mode)
Este modo é fornecido por motivo de compatibilidade e suspende a VM antes de chamar o modo snapshot. Como a suspensão da VM resulta em um tempo de inatividade mais longo e não melhora necessariamente a consistência dos dados, recomenda-se o uso do modo snapshot.
modo snapshot
Este modo proporciona o menor tempo de inatividade da operação, ao custo de um pequeno risco de inconsistência. Ele funciona realizando um backup ao vivo do Proxmox VE, no qual os blocos de dados são copiados enquanto a VM está em execução. Se o agente convidado estiver habilitado( agent: 1 ) e em execução, ele chamará guest-fsfreeze-freeze e guest-fsfreeze-thaw para melhorar a consistência.
Aqui não irei mencionar os modos de backup para Containers. Para essas informações vai no site do proxmox.
Nomes dos Arquivos de Backup do Proxmox
As versões mais recentes do vzdump codificam o tipo de convidado e o tempo de backup no nome do arquivo, por exemplo
vzdump-lxc-105-2009_10_09-11_04_43.tar
Dessa forma é possível armazenar vários backups no mesmo diretório. Você pode limitar o número de backups que são mantidos com várias opções de retenção, para isso consulte a página do proxmox em Retenção de backup abaixo.
Backup Compactados do Proxmox
O arquivo de backup pode ser compactado com um dos seguintes algoritmos: lzo, gzip ou zstd.
Atualmente, Zstandard (zstd) é o mais rápido desses três algoritmos. Multi-threading é outra vantagem do zstd sobre lzo e gzip. Lzo e gzip são mais amplamente usados e frequentemente instalados por padrão.
Exemplos de Geração de Backup no Proxmox
Aqui, instantâneo é a mesma coisa que snapshot. Esses exemplos foram retirados do próprio site do proxmox.
Basta despejar o convidado 777 – sem instantâneo, apenas arquivar a área privada do convidado e os arquivos de configuração no diretório de despejo padrão (geralmente /var/lib/vz/dump/ ).
# vzdump 777
Use rsync e suspend/resume para criar um instantâneo (tempo de inatividade mínimo).
# vzdump 777 --modo suspenso
Faça backup de todos os sistemas convidados e envie e-mails de notificação para root e admin.
# vzdump --all --mode suspend --mailto root --mailto admin
Use o modo instantâneo (sem tempo de inatividade) e o diretório de despejo não padrão.
# vzdump 777 --dumpdir /mnt/backup --mode snapshot
Faça backup de mais de um convidado (seletivamente)
# vzdump 101 102 103 --mailto root
Faça backup de todos os convidados, exceto 101 e 102
# vzdump --mode suspend --exclude 101.102
Restaurar um contêiner para um novo CT 600
# pct restore 600 /mnt/backup/vzdump-lxc-777.tar
Restaurar uma VM QemuServer para VM 601
# qmrestore /mnt/backup/vzdump-qemu-888.vma 601
Clone um contêiner 101 existente para um novo contêiner 300 com um sistema de arquivos raiz de 4 GB, usando pipes
# vzdump 101 --stdout | restaurar pct --rootfs 4 300