Um usuário no forum reddit descreve:
Tudo bem, um usuário do LibreOffice aqui.
Eu tenho usado o LibreOffice nos últimos 2 anos, odiei o tempo todo por causa da interface do usuário não ser moderna em comparação com o MS (não ícones, mas design simplista). Recentemente, mudei para o Office online, como o pacote Microsoft e o pacote Google. Devo dizer que ambas as ferramentas do navegador são boas, mas ainda não chegam nem perto do que o LibreOffice tem a oferecer (encontrei situações em que tive que usar o LibreOffice porque qualquer um dos outros dois não tinha o recurso ).
Então, ele inicia a testar outras opções de editores de texto:
Então comecei a procurar alternativas. OnlyOffice vs LibreOffice parece bom.
Eu tentei essas suítes de escritório atualmente oferecidas no Linux (negrito é minha melhor aposta),
LibreOffice: suíte de escritório padrão para Linux, simplesmente funciona, suporte não muito bom para docx, interface do usuário clássica (a nova interface de faixa de opções não a torna moderna), melhor do que suítes online.
Apache OpenOffice: Igual ao LibreOffice, mas com melhor suporte a docx.
WPS Office: Alternativa bastante avançada para o pacote MS, não de código aberto, um projeto maduro, mas parece não ser mantido.
CalligraOffice: Na verdade, KOffice, nem chega perto do LibreOffice, desenvolvimento lento, difícil de mudar para usuários ingênuos.
Gnome Office (Abiword, Gnumeric, Dia): Ainda existe?
FreeOffice: A melhor suíte de escritório depois do LibreOffice, não é de código aberto, boa compatibilidade com MS, projeto maduro,
OnlyOffice: versão Web + desktop + solução em nuvem disponível, compatibilidade decente com MS, maduro?, novo no mercado.
e também as variantes da web,
Microsoft Office Online: boa oferta, mas é lento e lento (eles estão usando asp?), Falta muitos recursos (não consigo nem desenhar uma linha).
Google Suite: Perfeito para estudantes universitários (eu), bom desenvolvimento, mas carece de muitos recursos.
Depois da sua breve análise, ele continua:
Não tive tempo de experimentar todos os recursos e, portanto, quero sugestões da comunidade. Se eu recomendasse uma das opções para um usuário do Windows, qual faria mais sentido? (O pessoal odeia o LibreOffice no Windows)
Comentários de outros usuários
Outros usuários do forum comentaram
Embora eu concorde que o Libreoffice pode não ser a interface do usuário mais bonita do grupo, depois de ter tentado muitas das alternativas listadas, bem como o Microsoft Office autônomo, sempre volto ao LO para trabalhar. Sempre parece haver uma maneira de fazer o que eu quero em LO, mas não consigo encontrar uma maneira de fazê-lo em WORD/EXCEL, etc. A grande área em que o Excel, bem, se destaca, é a programação. Não tive tanta sorte com a criação de macros e coisas assim no LO, mas também não tive a necessidade de investigar isso ainda.
Meu local de trabalho é a Microsoft.
No entanto, quando eu estava na Uni for Eng, LO sempre chocou meus colegas. Eu poderia estar em uma aula fazendo anotações em LO e o professor iniciaria uma longa sequência de fórmulas no quadro. Com LO, você pode inserir fórmulas complexas (cálculos e fórmulas de engenharia) quase tão rápido quanto lê-las. Você não pode fazer isso no Word. As pessoas olhando por cima do meu ombro ficaram chocadas ao ver fórmulas complexas aparecendo na tela enquanto o professor as escrevia no quadro.
Vou levar a usabilidade para o propósito em qualquer dia.
Eu concordo “Vou levar a usabilidade para o propósito em qualquer dia.”
O processador de texto não é uma grande preocupação, mas a planilha é. As pessoas para quem estou trabalhando são principalmente contadores e muitas das coisas padrão (como você mencionou MACROs) não funcionam ou, pelo menos, como reclamaram, não conseguiram encontrar uma maneira de fazê-lo funcionar.
Posso gastar meu tempo desenterrando métodos alternativos para trabalhar com qualquer software que desejar, mas esses caras não são experientes em tecnologia e procurar esse tipo de material não é o trabalho deles. Espero que você esteja entendendo minha preocupação.
Eu me deparo com isso em coisas que não são excel.
Eu amo o Linux, amo a existência do LibreOffice e tolero meu Mac. Acho que a engenharia do Windows nos últimos 5 anos é um show de horrores. Mas não vivo sem o Excel. Seus atalhos de teclado são incrivelmente bons, há suporte para importações do Powershell em dados xlsx e as fórmulas são extensas e capazes de magia negra real. Eu criei planilhas que lidarão com sub-redes IPv4 e v6 por meio de fórmulas, planilhas que extraem dinamicamente cotações de ações, planilhas de orçamento que atualizam automaticamente uma coluna no “último valor atualizado”, coisas que seriam inimagináveis de se tentar em LO. O AFAIK LibreOffice nem mesmo oferece suporte a “tabelas” adequadas que possuem formatação por linha, filtragem/classificação incorporada e referências de colunas nomeadas (por exemplo, [estoques[valor_atual]] ou [@[valor_atual]). Este último por si só é suficiente para me manter pagando à MS US $ 70 / ano para usar o Excel.
Não sei quem a Microsoft estava empregando quando o Office 2003-2010 foi lançado, mas alguns deles eram assistentes de verdade. O fato de o Excel estar contando com recursos implementados há mais de uma década diz muito.
O que eu acho curioso é como cada suíte de escritório recém-chegada tem uma compatibilidade significativamente melhor com o MS do que o LibreOffice, que vem trabalhando nisso há décadas, eu acho.
Em minha experiência…
Em termos de compatibilidade com OOXML: WPSOffice >= LibreOffice > OnlyOffice == SoftmakerOffice
Em termos de interface do usuário: SoftmakerOffice > OnlyOffice == LibreOffice > WPSOffice
Em termos de recursos: LibreOffice > SoftmakerOffice > WPSOffice > OnlyOffice
Em termos de liberdade: LibreOffice > OnlyOffice > SoftmakerOffice == WPSOffice
Estou/estive no mesmo barco.
Eu tenho usado o LibreOffice desde que saí do Windows há muitos anos. O Excel é a única coisa que sinto falta do Windows.
Há tantas decisões de design e UX tomadas das quais discordo e que tornam o LibreOffice terrível de se trabalhar para mim.
Eu reconheço que o LibreOffice é feito de trabalho voluntário de provavelmente milhares de pessoas ao longo de décadas que está disponível gratuitamente.
Mas o tamanho e a história do projeto também significam que provavelmente não mudará em um nível fundamental tão cedo, se é que alguma vez. Por isso, há anos venho procurando alternativas, experimentando todos os produtos que você mencionou várias vezes. Finalmente encontrei um produto que me sinto confortável em usar: Softmaker Office 2021 See More A única desvantagem do Softmaker Office 2021 é que você não pode usar macros na versão linux, o que significa que ainda tenho que manter o LibreOffice instalado para planilhas onde elas são necessárias. Em todas as outras situações, pessoalmente, achei muito melhor do que o LibreOffice e não possui uma interface de usuário apenas com faixa de opções, o que é um problema para mim. Deus, eu odeio fitas. Apenas me dê menus suspensos em vez de ocupar metade da tela com ícones. Quem quer que tenha a ideia de que todo mundo quer clicar em ícones em vez de menus suspensos deve ser levado para fora e fuzilado.
Fonte: reddit