Modo de transferência de dados, ou em inglês: mode of data transfer, é como os dados são transferidos entre os dispositivos. Os dispositivos podem receber ou enviar dados e daí vem o termo Input/Outpu ou I/O.
Input = Entrada
Output = Saída.
- DMA: ou acesso direto à memória. Transferência direta de dados entre memória ram e dispositivos sem participação do processador(CPU). “memória RAM <—-> Dispositivos”. Diferentemente dos dois modos abaixo, DMA consegue transferir com eficiência grandes blocos de dados.
- Programmed I/O: ou I/O programado. O processador fica observando se algum dispositivo I/O está pronto para transferência de dados; se sim, o processador se dedica totalmente na transferência entre o dispositivo I/O e a memória RAM. Este modo de transferência
- Interrupted driven I/O: Toda vez que um dispositivo está pronto para transferir dados ele solicita que o processador interrompa o que está fazendo no momento e atenda ao seu pedido. O processador salva seu estado atual e muda para modo de transferência; isso pode causar atraso(delay). Nesse modo de transferência, Interrupted driven I/O, o processador não fica observando(escaneando) para ver se algum dispositivo ou periférico está pronto para transferência. Mas o processador está totalmente envolvido no processo de transferência. Então, esse não é um modo efetivo de transferência de dados.
Fontes: binaryterms
Comment on “Modo de Transferência: DMA, Programmed I/O e Interrupt Driven I/O”