
Vamos por partes para entendermos o todo. PCAP é uma abreviação para Captura de Pacotes(packet Capture). Quando falamos de pacotes estamos falando de tráfego de rede em informática.
A captura de pacotes permite que as equipes lidem com problemas complexos de rede com facilidade e eficiência. O gerenciamento das redes das organizações é assustador. Envolve a verificação de endereços IP do cliente, servidores DNS e muito mais seguindo os testes padrão para identificar a causa raiz dos problemas.
Arquivos PCAP
O PCAP gera arquivos que armazenam com pacotes capturados. Os arquivos PCAP são arquivos de dados criados usando um programa. Esses arquivos contêm dados de pacotes de uma rede e são usados para analisar as características da rede. Eles também contribuem para controlar o tráfego de rede e determinar o status da rede. Usando arquivos PCAP, as equipes podem detectar problemas de rede e resolver comunicações de dados usando vários programas.
O que é uma Captura de Pacote em Redes?
A captura de pacotes é uma prática de rede que envolve a interceptação de pacotes de dados que trafegam em uma rede. Depois que os pacotes são capturados, eles podem ser armazenados pelas equipes de TI para análise posterior. A inspeção desses pacotes permite que as equipes de TI identifiquem problemas e resolvam problemas de rede que afetam as operações diárias.
Para que serve a captura de pacotes?
A captura de pacotes ajuda a analisar redes, gerenciar o tráfego de rede e identificar problemas de desempenho de rede. Ele permite que as equipes de TI detectem tentativas de invasão, problemas de segurança, uso indevido da rede, perda de pacotes e congestionamento da rede. Ele permite que os gerentes de rede capturem pacotes de dados diretamente da rede de computadores. O processo é conhecido como sniffing de pacotes.
As equipes de TI preferem usar o monitor de pacotes para executar tarefas cruciais, como:
- Monitorando a utilização da WAN
- Monitoramento de largura de banda e volume de tráfego
- Rastreando o uso da rede
- Isolando sistemas comprometidos
- Demonstrando conformidade
- Detecção de conteúdo suspeito
- Identificar DHCP não autorizado
Vantagens da Captura de Pacotes
- Melhorar a segurança da sua organização
- Identificar vazamentos de dados
- Localizar a perda de pacotes
- Melhore a solução de problemas de rede
Como Faço para Capturar Pacotes da Rede?
Fazer manualmente é praticamente loucura. O uso de uma ferramenta de captura de pacotes pode ajudar a automatizar todo o processo e permitir que as equipes de TI capturem e armazenem pacotes para realizar análises de captura de pacotes. Os pacotes podem ser armazenados em armazenamento local ou externo para facilitar a análise deles pelas equipes de TI.
Como exemplo de ferramentas podemos citar:
- PCAP Analyzer
- Wireshark
- NetworkMiner
- ParserCap
- WireEdit
- Microsoft Network Monitor
Há diferentes tipos de arquivos PCAP
- WinPcap: O formato de arquivo WinPcap é semelhante a uma biblioteca portátil de captura de pacotes projetada especificamente para dispositivos Windows.
- Libpcap: Libpcap é uma biblioteca C++ de código aberto usada por dispositivos Mac OS e Linux para capturar e filtrar pacotes. É usado principalmente por ferramentas de detecção de pacotes.
- Npcap: Npcap é uma biblioteca de detecção de pacotes que suporta outros dispositivos Windows. Esta biblioteca é conhecida por suas funcionalidades rápidas e seguras.
- PCAPng: Os usuários podem fazer injeção de captura de pacotes de loopback e farejar pacotes de loopback.
Veja também: O que é Wireshark?