RSAT(Remote Server Administration Tools) significa Ferramentas de Administração de Servidor Remoto e permitem que você gerencie funções e recursos remotamente em Windows Server ou Samba no Linux. Tudo isso a partir de computadores desktop. O RSAT inclui snap-ins MMC gráficos, ferramentas de linha de comando e módulos do PowerShell. Você pode instalar o RSAT em computadores desktop com Windows 10 ou 11, bem como nos hosts do Windows Server.
Instale o RSAT no Windows como recursos sob demanda (FoD ou Features on Demand)
Antes do Windows 10 build 1809, o Remote Server Administration Tools (RSAT) era instalado como uma atualização MSU separada que precisava ser baixada manualmente do site da Microsoft e instalada nos computadores. Após cada atualização de compilação do Windows 10, você precisava baixar manualmente o novo pacote MSU com a versão mais recente do pacote RSAT e instalá-lo em seu computador. No entanto, hoje a seguinte mensagem é exibida na página de download do RSAT no site da Microsoft:
IMPORTANTE: A partir da atualização do Windows 10 de outubro de 2018, o RSAT está incluído como um conjunto de “Recursos sob demanda” no próprio Windows 10.
Para instalarmos o RSAT procedemos com o passo a passo:
#1 Clique no ícone de engrenagem no menu iniciar ou tecle Windows + i para abrir as Configurações do Windows

#2 Clique em Aplicativos
#3 em recursos opçionais ao lado direito. É um link em azul
#4 agora clique no ícone em formato de + e escrito Adicionar um Recurso
#5 no campo de pesquisa digite Active Directory e selecione o resultado: Ferramentas de Administração de Servidor Remoto: Active Directory Domain Services e Lightweight Directory Services Tools
Pronto, o RSAT estará instalado e pronto para ser usado.