Proxy é um ou mais programas intermediários, ou seja, que ficam entre clientes e servidores. Imagina uma empresa com um roteador que recebe internet da rua :), esse roteador não é ligado diretamente aos computadores da empresa, ele se conecta ao proxy que é um intermediário e os computadores da empresa se conectam ao servidor proxy. Assim, podemos impor regras e definir quais sites os computadores vão ser capazes de acessar. Podemos definir regras onde um setor X acessará somente sites terminados em .org.br enquanto outros setores acessarão tudo.
Um cliente se conecta a um proxy e, em seguida, o proxy decide se o cliente pode receber conteúdo de rede. Nesse caso, o proxy faz sua própria conexão com o servidor e então repassa os dados para o cliente.
Tipos de Proxy
Existem dois tipos principais de proxies:
Forward Proxy ou Proxy de Encaminhamento
Normalmente fica entre clientes locais e servidores remotos da Internet. Ele pode ser usado para controlar quais sites os clientes podem acessar ou servidores de log e URLs que os clientes estão visitando. Eles funcionam principalmente com HTTP, mas em casos especiais também podem funcionar com HTTPS.
Reverse Proxy ou proxy reverso
Normalmente fica entre clientes remotos e servidores locais. Isso permite balanceamento de carga, failover ou outro roteamento de conexão inteligente para serviços públicos, como servidores da Web.
Squid
O Squid é principalmente um proxy de encaminhamento(Forward Proxy) usado para controle de acesso do cliente. Ele pode, no entanto, ser usado em uma função de proxy reverso, se necessário. No entanto, os recursos de proxy reverso são inferiores ao HAProxy.
HAProxy
O HAProxy é um poderoso proxy reverso que pode lidar com muitos tipos diferentes de tarefas e escala bem para grandes implantações.
Comments on “Termos e Dicas: O que é Proxy em Informática?”