Antes de tudo, é bom sabermos que Bitmap é a mesma coisa que Raster. Então, vamos ver abaixo a diferença entre bitmap e vetor.
Raster ou bitmap
As imagens rasterizadas ou bitmap são a maioria das imagens digitais que você geralmente encontra por aí. Exemplos comuns são JPG, PNG, GIF, TIFF ou BMP. As imagens raster são a geradas automaticamente por meio de diversos dispositivos, desde câmeras digitais até a maioria dos softwares de edição gráfica, como Paint ou Paintbrush. Eles são formados por pixels, ou seja, pequenos pontos coloridos; cada ponto é uma pixel e o conjunto de pixel forma a imagem.
Abaixo foi dado bastante zoom na imagem e agora conseguimos ver os pixels(quadradinhos):
A vantagem de imagens raster ou bitmaps é que em altas resoluções(muitos pixels em uma pequena área) você pode ter um controle muito preciso sobre a cor e a forma se for editá-las; as imagens em bitmap podem conter milhões de cores e parecer muito realistas.
No entanto, a principal desvantagem das imagens raster é que quanto mais as imagens são manipuladas após a criação, mais a qualidade diminui. Por exemplo, se você criar sua imagem em um tamanho, aumentá-la pode criar bordas irregulares(“pixelização”), enquanto reduzi-la pode levar a cores e formas desfocadas umas nas outras.
Vetor
Quando criamos um desenho usando programas como Corel ou Inkscape estamos criando uma imagem vetorizada.
Imagens vetoriais são imagens formadas por linhas retas e curvas. A vantagem é que podemos aumentar e nunca perderá a qualidade. A única limitação é a capacidade do computador que estiver editando o vetor.
Como todos os elementos da imagem vetorial são definidos por fórmulas matemáticas e não por uma grade de pontos(pixels) como em uma imagem raster, a nitidez é mantida independentemente de quanto a imagem é ampliada. Por maior ou menor que seja, as curvas são simplesmente recalculadas e redesenhadas, sem perder a qualidade.
Como resultado, uma única imagem vetorial pode ser usada para diferentes tamanhos de apresentação da imagem final. Por exemplo, a mesma imagem parecerá igualmente nítida e clara – e terá exatamente as mesmas cores e proporções – tanto em um cartão de visita quanto em um pôster grande.
Uma desvantagem é que, se usadas para desenhos “realistas”, as imagens vetoriais podem ter uma aparência muito limpa e artificial.
Mas vetores, a depender do artista, é bem realista:
As imagens vetoriais são criadas com software de gráficos vetoriais (como o Inkscape). Embora o Inkscape use um formato padronizado internacionalmente para gráficos vetoriais bidimensionais(SVG), existem muitos outros formatos de arquivo, às vezes proprietários, para gráficos vetoriais e seus vários aplicativos(fonts, CAD, cartografia, modelagem 3D…). Em vez de serem feitas de pontos, as imagens vetoriais são feitas de linhas e curvas matematicamente definidas.
As linhas em um gráfico vetorial também podem ser unidas para formar objetos maiores , cada um dos quais pode receber seu próprio estilo (cores, padrões etc.).