Para desinstalar um aplicativo no terminal do Ubuntu ou derivados podemos usar:
sudo apt remove nome_pacotemas você pode encontrar, em diversos locais na internet ou redes sociais, sugestões para usar o comando apt purge para remover programas completamente.
sudo apt purge nome_pacoteOu ainda recebemos sugestão para usarmos autoremove:
sudo apt autoremoveusar apt purge já é bastante semelhante ao apt remove; e quanto ao apt autoremove? Por que existem três comandos semelhantes para remover pacotes? Qual a diferença entre eles?
Diferença entre APT REMOVE e APT PURGE e APT AUTOREMOVE
O comando apt remove não remove os arquivos de configuração do programa removido, já o apt-purge remove o pacote e limpa todos os arquivos de configuração associados a ele.
Você já removeu um aplicativo e o instalou novamente, e depois viu que todas as suas configurações da primeira instalação ainda estavam lá? Isso é porque você usou apt remove; se usasse apt purge essas configurações teriam sumido.
E quanto ao apt autoremove? Esse comando remove programas que o foram instalados automaticamente, sem a interferência do usuário. Esses programas instalado automaticamente são programas instalados, geralmente, como dependência de outro programa que você instalou.
O que o manual fala sobre cada um deles?
Vamos ver trechos do manual do comando apt sobre cada uma dessas opções:
apt remove
remove todos os dados empacotados, mas deixa ficar arquivos(modificados) de configuração do utilizador geralmente pequenos, para o caso da remoção ter sido um acidente. Apenas fazer um pedido de instalação para o pacote removido acidentalmente irá restaurar a sua função como estava anteriormente.
categoriaoutros
apt purge
..Por outro lado você pode ver-se livre desses restos ao chamar purge mesmo em pacotes já removidos. Note que isto não afeta nenhuns dados ou configurações armazenados no seu diretório home pessoal.
categoriaoutros
autoremove apt-get autoremove é usado para remover pacotes que foram instalados automaticamente para satisfazer dependências de outros pacotes e que já não são necessários porque as dependências alteraram ou porque os pacotes que precisavam delas foram entretanto removidos. Você deve verificar que a lista não inclua aplicações de que passou a gostar apesar de terem sido instaladas apenas como uma dependência de outro pacote. Você pode marcar tal pacote como instalado manualmente ao usar apt-mark(8). Os pacotes que você instalou explicitamente via comando install também nunca são propostos para remoção automática.
categoriaoutros
Conclusão
particularmente, apt remove é o que você deve usar na maioria das vezes. Use o apt purge quando precisar se livrar dos arquivos de configuração. Em ambos os casos, você terá que remover os arquivos de configuração restantes do diretório home do usuário e executar apt autoremove para eliminar quaisquer dependências remanescentes.