Vamos fazer uma analogia com canos de água para que possamos entender melhor a diferença entre largura de banda e taxa de transferência:
Acima temos dois canos, um menor e outro maior. O cano de baixo tem uma “largura de banda” maior e assim pode receber/trafegar uma quantidade maior de água. Assim, o cano mais largo tem uma capacidade de taxa de transferência muito mais alta.
Resumindo, em uma rede:
- Largura de banda(bandwidth): É a transferência máxima de dados entre em um caminho
- Taxa de transferência(throughtput): É a quantidade de dados transferidos em um caminho, de um lugar a outro.
Fatores que Podem Influenciar na Taxa de Transferência
- Limitação do hardware ou mídia utilizada: Por exemplo, um interface de rede de 100 Mpbs não poderá receber ou transmitir mais que isso mesmo que na outra ponta esteja um hardware mais parrudo.
- Limitação Proposital: Sabemos que um provedor de internet(ISP) vende internet de várias velocidades. Quando contratamos 100 Mb isso quer dizer que a fiação e equipamentos na rua tem uma capacidade de entregar bem mais que 100Mb mas, por conta do plano, somos limitados pelo provedor a receber apenas 100.
- Congestionamento na Rede: essa questão de congestionamento é auto-explicativa. Podemos citar o velho exemplo de uma rua com vários carros.
- Latência: é o atraso(delay) que os pacotes levam para chegar no destino.
- Erro e Perda de Pacotes: durante o percurso pacotes podem apresentar erros e necessitam serem retransmitidos. Um exemplo de erro é quando passamos cabo de rede junto com cabos de energia ou quando usamos sinal de rede sem fio que sofre interferências.
- Procolo usado: O protocolo usado pode influenciar a taxa de transferência. Podemos citar as funções de “controle de fluxo” e “congestion avoidance” do protocolo TCP pode podem impactar quando e como dados podem serem enviados para o destino.
Conclusão
É bom lembramos que a taxa de transferência(throughput) é medida usando
- Bits por segundo ou Bps
- Kilobit por segundo ou Kbps
- MegaBits por segundo ou Mbps
- Gigabit por segundo ou Gbps.
Um kilobit tem 8 bits.
1024 kilobits formam um Megabit
1024 Megabits formam um Gigabit.
Há ferramentas para medir a velocidade de sua internet ou sinal de wifi. Entre elas podemos citar: Network Bandwidth Analyzer Pack, pingd e iPerf
Comment on “O que é Taxa de Transferência(throughput) e Largura de Banda(Bandwidth) em Informática?”