
Agora podemos ver que existem switches PoE ativos e switches PoE passivos vendidos no mercado. O que exatamente são eles? Devemos usar switches PoE ativos ou PoE passivos para nossa rede?
Power over Ethernet (PoE) ou, algo como, energia sobre Ethernet, usa cabos Ethernet(aquele cabo azul de rede) para fornecer energia a outros dispositivos compatíveis com PoE na rede; podemos citar como exemplo: como pontos de acesso sem fio, câmeras IP, telefones VOIP e outros switches, etc. Esse recurso permite que o usuário alimente esses dispositivos sem a necessidade de uma fonte de alimentação separada ou a necessidade de uma tomada elétrica perto do dispositivo alimentado.
O switch PoE foi projetado para oferecer conexão de rede e alimentação de energia ao mesmo tempo para dispositivos compatíveis com PoE. Essa alimentação é feita por meio de cabo Ethernet.
Se o seu dispositivo PoE usa o padrão PoE IEEE 802.3af, IEEE 802.3at ou IEEE 802.3bt, considera-se que ele usa POE ativo. Isso significa que o dispositivo verificará a entrada de energia e, se não atender aos requisitos do dispositivo, simplesmente não ligará.
PoE passivo geralmente se refere a qualquer dispositivo usando PoE que não seja IEEE 802.3af, IEEE 802.3at ou IEEE 802.3bt.
PoE Ativo(Active PoE) refere-se a qualquer tipo de PoE que negocia a tensão de energia adequada entre o equipamento de alimentação (PSE) e o dispositivo dispositivo que será energizado(PD ou powered device). Antes de ligar, o switch PoE ativo testará e verificará se a energia elétrica é compatível entre o switch e o dispositivo remoto. Caso contrário, o switch PoE ativo não fornecerá energia, evitando qualquer dano potencial ao dispositivo não PoE.
Passive PoE(PoE Passivo), também conhecido como Power over Ethernet passivo, é um PoE não padrão, ou seja, não está dentro de um dos padrões IEEE 802.3af, IEEE 802.3at ou IEEE 802.3bt. IEEE 802.3af, IEEE 802.3at ou IEEE 802.3bt. A energia está “sempre ligada” ao usar o switch PoE passivo em redes, o que significa que sempre envia corrente elétrica pelo cabo Ethernet em uma determinada tensão, independentemente de o dispositivo terminal suportar PoE ou não. Portanto, usar o switch PoE passivo pode queimar os dispositivos terminais se eles não estiverem preparados para cabos Ethernet eletrificados.
Diferentemente de switches PoE ativos que podem suportar Ethernet 10/100/1000 Mbps até 100 metros em cabo Cat5/5e/6, Switches PoE passivos geralmente suportam Ethernet 10/100 Mbps até 100m. Então, PoE passivos são geralmente usados nas redes mais antigas, como 10BASE-T e 100BASE-T PoE. Switches PoE ativos podem ser aplicados em redes 10/100BASE-T tradicionais e modernas 1000BASE-T PoE.
Os padrões PoE foram otimizados para que haja mais segurança nos dispositivos. Além de uma tensão segura, os dispositivos devem se comunicar de acordo com os procedimentos estabelecidos pelo padrão(802.3at, 802.3af…). Antes de fornecer a tensão de alimentação, a fonte de alimentação PoE testa a conexão. O 802.3at então faz um handshake(aperto de mão), o que significa que ele verifica se a energia é compatível entre o dispositivo que envia PoE e o que recebe e não liga se o receptor(que recebe) não confirmar.
Se seu equipamento PoE for passivo é extremamente importante saber qual tensão PoE seu dispositivo requer antes de conectar o cabo Ethernet e ligá-lo!
PoE passivo geralmente se refere a qualquer dispositivo usando PoE que não seja 802.3af ou 802.3at. Isso inclui dispositivos como câmeras e antenas de rádio que funcionam em 24 V PoE. O PoE passivo não executa um aperto de mão, portanto, é extremamente importante saber qual tensão PoE seu dispositivo requer antes de conectar o cabo Ethernet e ligá-lo. Se você conectar a voltagem errada, poderá causar danos elétricos permanentes ao dispositivo. O PoE passivo é como conectar um eletrodoméstico de 120V em uma tomada de 240V, mas com aparelhos que custam muito mais que uma simples torradeira.
Ótimas observações para quem como eu que não sabe nada. agradeço as explicaçoes de quem é fera no assunto.