Quando menciono “Memória física” abaixo refiro-me a algo físico, que podemos tocar, e que também serve para guardar dados. Como exemplo podemos citar um HD, SSD ou Memória RAM.
Buffer é uma área reservada na memória física com finalidade de receber alguns dados antes de exibi-los. Assim evitando travamentos e deixando a transmissão mais rápida.
- Buffer: Local em uma memória física
- buffering: É o ato de guardar e ler dados dentro dessa memória física.
No buffer ficam dados temporários para serem lidos ou movidos de um lugar para outro.
O buffer sempre será armazenado em hardware não importando se quem faz essa armazenagem é um software ou algum dispositivo físico.
A maioria das implementações de buffering são feitas por softwares(programas) e geralmente usam parte de memória RAM como buffer. memória RAM é um dispositivo com leitura e escrita bem rápidas
Quando falamos em memória física nos referimos à peças de computador e que têm função de armazenar dados. Veja exemplos abaixo de memória ram que, assim como um HD, também é uma memória física.

O termo físico em informática possui praticamente o mesmo significado que em outras áreas, ou seja, é algo que conseguimos ver e tocar. Programas/softwares não são físicos, pois podemos vê-los mas não tocar.
Voltando ao assunto, já deve ter percebido ao ver vídeos na internet que enquanto está nos 4 minutos de vídeo iniciais o carregamento do vídeo já pode está lá nos 10 minutos. Essa parte do vídeo que foi baixada antes mesmo de você ter assistido é uma parte que está armazenada em buffer.
Se a internet é rápida o bastante para acompanhar um vídeo ou música então o buffer não é necessário. Um vídeo conferência não pode ter atrasos(delay) e assim não armazena imagem em buffer.
Podemos ter exemplo também de alguns programas, como de tocadores de aúdio:

A imagem acima diz que 70% da música está em buffer. Quando chegar em 100% a música começará a tocar.
Fontes: pcmag.com, wikipedia.org
Comments on “O que É Buffer em Informática?”