18/02/2021

O que É Buffer em Informática?

Por Categoria: Outros

Buffer é uma área reservada na memória física com finalidade de receber alguns dados antes de exibi-los. Assim evitando travamentos e deixando a transmissão mais rápida.

  • Buffer: Local em uma memória física
  • buffering: É o ato de guardar e ler dados dentro dessa memória física.

No buffer ficam dados temporários para serem lidos ou movidos de um lugar para outro.

O buffer sempre será armazenado em hardware não importando se quem faz essa armazenagem é um software ou algum dispositivo físico.

A maioria das implementações de buffering são feitas por softwares(programas) e geralmente usam parte de memória RAM como buffer. memória RAM é um dispositivo com leitura e escrita bem rápidas

Quando falamos em memória física nos referimos à peças de computador super rápidas e que têm função de armazenar dados. Veja exemplos abaixo de memória ram que, assim como um HD, também é uma memória física.

https://pt.wikipedia.org/wiki/Memória_(informática)

O termo físico em informática possui praticamente o mesmo significado que em outras áreas, ou seja, é algo que conseguimos ver e tocar. Programas/softwares não são físicos, pois podemos vê-los mas não tocar.

Voltando ao assunto, já deve ter percebido ao ver vídeos na internet que enquanto está nos 4 minutos de vídeos iniciais o carregamento do vídeo já pode está lá nos 10 minutos. Essa parte do vídeo que foi baixada antes mesmo de você ter assistido é uma parte que está armazenada em buffer.

e a internet rápida o bastante para acompanhar o um vídeo ou música então o buffer não é necessário.

Podemos ter exemplo também de alguns programas, como de tocadores de aúdio:

A imagem acima diz que 70% da música está em buffer. Quando chegar em 100% a música começará a tocar.

Fontes: pcmag.com, wikipedia.org