
Resposta Curta: Provavelmente sim!
Uma nova placa-mãe é equivalente a um novo computador. As licenças que vieram pré-instaladas não são transferíveis. Chamamos de OEM a essas licenças que já vêm instaladas em nosso pc quando o compramos na loja. É com esse tipo de perigo que corremos risco, pois, dentro da lei, teríamos de comprar outra licença e não é nada barato.
Estamos falando aqui de perda de licença em caso de troca de placa mãe, mas outras alterações de peças(hardware) mais agressiva também pode causar a perda da licença.
Se o usuário fizer alterações significativas no sistema, incluindo substituição de placa-mãe, processador e memória, o Windows poderá perder o status de ativação, pois poderá considerar o sistema atualizado como um novo computador.
Felizmente, em muitos casos é fácil a reativação da conta, basta abrirmos as configurações do Windows, irmos em Sistemas–>Ativação–>Solucionar problemas e na janela Ativação do Windows que se abre, clique no link “Alterei hardware neste dispositivo recentemente”. Depois disso, faça login com as credenciais da sua conta da Microsoft e selecione o computador na lista e clique no botão “Ativar”.
Veja esse relato de um usuário no fórum da Microsoft:
Olá.
Então eu comprei recentemente e instalei uma nova placa-mãe com cpu e ram. E estava prestes a limpar meus arquivos para uma nova instalação, quando de repente minha ativação do Windows foi “perdida”
Meu Windows 10, foi a atualização “gratuita” da Microsoft, que foi atualizada do meu Windows 7 , eu acho.
microsoft.com
Então eu não me lembro de detalhes do meu login…
Abaixo segue uma das respostas de outro usuário:
Sua licença do Windows 10 é baseada em uma licença OEM do Windows 7 (veio pré-instalada em um PC) ou retail (adquirida separadamente em um PC).
Se for uma licença retail, terá direitos de transferência para uma nova placa-mãe ou PC, se for OEM, não…
Se for baseado em uma licença retail, sua melhor opção é entrar em contato com o Suporte da Microsoft e pedir ajuda para reativar seu Windows 10
microsoft.com