
PnP vem de Plug and Play ou, algo como, “conecte e jogar” ou “plugar e usar” e é termo usado para descrever dispositivos que funcionam assim que são conectados; O usuário não precisa instalar manualmente os drivers(programa) do dispositivo ou mesmo informar ao computador que um novo dispositivo foi adicionado. O computador reconhece automaticamente o dispositivo e estará pronto para ser usado.
Como exemplos de dispositivos Plug and Play temos:
- mouse
- teclado
- pen drive
- hd extermo
Um dispositivo que não é plug-and-play exigirá que você passe por várias etapas de instalação de drivers e configuração do dispositivo antes que ele funcionasse.
Alguns componentes internos de computador também podem ser plug and play. Uma placa de vídeo ou disco rígido pode ser um dispositivo Plug and Play, o que significa que o computador o reconhecerá assim que for instalado. A única diferença é que os componentes internos geralmente exigem que o computador seja desligado quando são instalados, enquanto os dispositivos externos normalmente podem ser instalados enquanto o computador está em execução.