Os dispositivos dobráveis estão presentes numa coisa de vai e vem, tanto no mundo dos smartphones quanto dos notebooks. Já falamos aqui sobre o Android 12L que é uma versão do sistema operacional Android otimizada para dispositivos dobráveis e tablets. Sendo um sistema operacional otimizado para telas grandes. A Google tem trabalhado arduamente para trazer otimizações e melhorias para o Android, melhorias projetadas para adequar o Android nos dispositivos dobráveis, com suas diversas variedades e formas de se exibir as janelas, visto as diversas formas à mais devido à adição da dobra.
Também já falamos do Windows 11 instalado em novos Notebooks dobráveis da Lenovo e da Asus:
- Conheça o Notebook Dobrável “ASUS Zenbook 17 Fold OLED”
- Veja o Notebook Dobrável “ThinkPad X1 Fold” da Lenovo
Mas em um artigo publicado pelo site windowscentral o autor Zac Bowden fala que o Windows ainda não está pronto para esses novos dispositivos dobráveis.
Comparando com a adaptação e melhoria do Android pela Google, o autor do artigo fala:
Mas no PC, não vimos esse esforço da Microsoft no Windows 11. Esses PCs dobráveis estão sendo lançados com um sistema operacional que não faz nada para ajudar a aproveitar ao máximo o formato dobrável, o que significa que os OEMs não tiveram escolha a não ser armar fortemente o Windows em maneiras que nunca foram projetadas, usando modificações de terceiros.
Nativamente, o Windows 11 não tem ideia do que fazer com as diferentes tipos de exibições … encontradas em um PC dobrável. Se você quiser usá-lo no modo laptop, o Windows 11 não sabe mudar o UX da área de trabalho para a metade superior e transformar a metade inferior em um teclado virtual e trackpad. Se você quiser usar o tablet no “modo livro”, o Windows não sabe como abrir automaticamente os aplicativos lado a lado em tela cheia ou dividir automaticamente o teclado de toque …. para facilitar a digitação.
windowscentral
Acima, quando ele fala de OEMs está se referindo às empresas que vendem o Notebook já com o Windows 11 instalado. OEM significa Fabricante de Equipamento Original(Original Equipment Manufacture). Windows OEM já vem pré-instalado por fabricantes de PCs destinados à revenda. Quando o sistema operacional Windows é fornecido já instalado em PCs fabricados por empresas como Dell, HP, Lenovo, MSI… é considerado OEM, ou seja, O OEM Windows tem sua chave de produto vinculada a um determinado dispositivo. A chave de ativação não pode ser usado em outro pc.
veja mais em: Microsoft: O que é Windows OEM
Por causa disso da não adaptação adequada do Windows 11 aos dispostivos dobráveis, os OEMs estão criando suas próprias ferramentas e utilitários que rodam em cima do Windows e forçam o Windows a fazer se adaptar ao formato da tela. Por exemplo, Os primeiros Lenovo ThinkPad X1 Fold foram lançados com o Windows 10 e usou o próprio software da Lenovo para adaptar o Windows em suas várias formas de exibição de tela, resultando em uma experiência lenta e com muitos bugs. O autor do artigo mostra seu pessimismo visto não ter suporte nativo no Windows 11 ainda, ele pedente de softwares de terceiros:
Olhando para o futuro, só podemos esperar que os PCs dobráveis fiquem mais loucos, com telas dobráveis de 360 graus e outras ideias agora em desenvolvimento. Nesse caso, o Windows precisará saber como desligar metade da tela quando você dobrar o dispositivo completamente. Se a Microsoft nunca atualizar o Windows para oferecer suporte a esses dispositivos, os OEMs serão forçados a adicionar essa funcionalidade de forma independente.
WindowsCentral
Esperamos que no futuro, a Microsoft adicione modos nativos para diferentes tipos de exibições dnos dispositivos dobráveis. A mudança ajudaria muito a tornar a experiência nativa e fluida para o dispositivo. Por enquanto, o Windows é o único sistema operacional que usa dispositivos dobráveis, onde o sistema operacional não reconhece nativamente as diferentes tipos de exibições possíveis com uma tela dobrável, e isso é uma pena.