Por muito tempo, os consumidores tiveram o uso de duas bandas Wi-Fi: 2,4 GHz e 5 GHz. Em termos muito simples, 2,4 GHz tem um alcance mais amplo, enquanto 5 GHz é mais rápido.
Veja:
A nova banda do Wi-Fi de 6 GHz é uma das maiores mudanças na conectividade Wi-Fi dos roteadores.
Para ajudar a diminuir o congestionamento e interferência na rede sem fio, em janeiro de 2020, a Wi-Fi Alliance anunciou que uma nova banda de frequência seria disponibilizada aos consumidores: a banda de 6 GHz.
As conexões Wi-Fi de 6 GHz devem oferecer velocidades mais rápidas com latência reduzida, além de sofrer menos interferência de outros sinais.
Curiosamente, no papel, o Wi-Fi de 6 GHz não é mais rápido que o Wi-Fi de 5 GHz. Ele vem com a mesma taxa máxima de transmissão de dados que a banda inferior. Tecnicamente, a velocidade máxima máxima do Wi-Fi de 5 GHz e do Wi-Fi de 6 GHz é de 9,6 Gbps.
A maior mudança que a banda Wi-Fi de 6 GHz traz é o tamanho do canal de transmissão disponível para sua rede e assim diminuindo as interferências entre canais em locais com muitos sinais sem fio. A banda 6GHz irá trazer mais estabilidade e melhorá o desempenho da internet sem fio.
Os Canais das Bandas
Wi-Fi de 2,4 GHz está restrito a apenas 11 canais, cada um com 20 MHz de largura. Além disso, apenas três deles não “se sobrepõem” uns aos outros: os canais 1, 6 e 11.
5GHz Wi-Fi tem muito mais canais e na banda de 5GHz tem 24 canais que não se sobrepõem.
6GHz Wi-Fi cria 14 novos canais de 80MHz e sete novos de 160MHz. A introdução desses canais e a capacidade de rede existente devem aumentar drasticamente a taxa de transferência de dados em áreas congestionadas.
Conclusão
A conexão de 2,4 GHz tem o alcance mais longo, mas a conexão de 5 GHz transfere dados mais rapidamente. O Wi-Fi de 6 GHz continua seguindo esse padrão, oferecendo Wi-Fi mais rápido em uma pequena área.
Portanto, embora 6 GHz não aumente o limite absoluto de velocidade de sua conexão Wi-Fi, ele efetivamente quadruplica a quantidade de espaço disponível para sua conexão Wi-Fi (e de seus vizinhos), reduzindo o congestionamento.