Falando sobre modo de executar máquinas virtuais, temos dois tipos: hypervisor tipo 1 e tipo 2.
A principal diferença entre os hipervisor Tipo 1 e Tipo 2 é que o Tipo 1 é executado/instalado diretamente no hardware(bare metal) e o Tipo 2 é executado/instalado em cima de um sistema operacional(Windodws, Linux…).
Xen é um hypervisor open-source (GPL) tipo 1 ou baremetal, que possibilita a execução de muitas instâncias de um sistema operacional ou mesmo sistemas operacionais diferentes em paralelo em uma única máquina (ou host).
Alguns dos principais recursos do Xen são:
- Robustez: é mais robusto e seguro do que outros hipervisores.
- Independente do sistema operacional: a maioria das instalações usa o Linux como o controlador principal (também conhecido como “domínio 0”). Mas vários outros sistemas operacionais podem ser usados, incluindo NetBSD e ?OpenSolaris.
- Isolamento de driver: o Xen tem a capacidade de permitir que o driver de dispositivo principal de um sistema seja executado dentro de uma máquina virtual. Se o driver travar ou for comprometido, a VM que contém o driver pode ser reinicializada e o driver reiniciado sem afetar o restante do sistema.
- Paravirtualização: Os convidados totalmente paravirtualizados foram otimizados para serem executados como uma máquina virtual. Isso permite que os convidados executem muito mais rápido do que com extensões de hardware (HVM). Além disso, o Xen pode ser executado em hardware que não oferece suporte a extensões de virtualização.
Tipos de convidados
O Xen suporta a execução de dois tipos diferentes de convidados: Paravirtualização (PV) e Virtualização Assistida por Hardware (HVM).
Domain 0
O Xen possui um domínio especial chamado domínio 0 que contém drivers para o hardware, bem como o conjunto de ferramentas para controlar as VMs. O domínio 0 é muitas vezes referido como dom0.
Instalação do domínio 0 (host)
Antes de instalar o Xen você deve instalar o Debian ou outro sistema operacional na máquina host. Esta instalação formará a base do Domínio 0.
Requisitos
- Processador: Uma ou mais CPUs x86 de 64 bits, mínimo de 1,5 GHz, CPU multicore de 2 GHz ou mais rápida recomendada.
- Memória: Mínimo de 2 GB, 4 GB ou mais recomendado.
- Armazenamento: 70 GB de espaço em disco recomendado.
- Rede: NIC de 100 Mbit/s ou mais rápido. Uma ou mais NICs de gigabit ou 10 gigabit são recomendadas para transferências de dados de exportação/importação mais rápidas e migração ao vivo de VM.
Fontes: citrix