Este artigo analisa os tipos básicos de protoboards úteis para iniciantes, bem como os jumpers usados para construir circuitos.
Um ponto de amarração é um buraco ou furinho em um protoboard. Temos protoboards com diversos pontos de amarração. Ponto de amarração também é conhecido como “tie point” em inglês.
Protoboards com 400 e 830 Pontos de Amarração
Existem duas quantidades de furos(pontos de amarração) nas placas de ensaios mais simples que encontramos para iniciantes. Placa de ensaio é a mesma coisa que protoboard.
Há protoboards com 400 pontos de amarração ou com 830:
Protoboard com 400 pontos(furos) é suficiente para a maioria dos circuitos que construiremos. A placa de ensaio na imagem abaixo é conhecida como uma placa de ensaio de meio tamanho.
Protoboard com 830 pontos(furos) de amarração é recomendado quantos temos muitos componentes eletrônicos a serem conectados. Ao invés de usarmos dois protoboards de 400 podemos usar apenas uma de 830 pontos de amarração.
É bom salientar que só porque dois protoboards possuem a mesma quantidade de pontos não quer dizer que serão do mesmo tamanho. A imagem abaixo mostra duas placas de ensaio com 830 pontos de amarração mas de tamanhos diferentes.
Observe que elas têm as bordas das extremidades superiores diferentes. Isso é evidenciado pelos traços azuis e vermelhos na protoboard da parte de baixo.
Jumpers e Cabos Dupont para as Protoboards
Jumper que dizer pulador em português. Parece ser uma alusão ao fato de que os jumpers podem ser desencaixados e encaixados em outros locais com facilidade, isto é, podem pular de um lugar para outro.
Jumpers, cabos e fios são usados para conectar componentes entre si. Abaixo temos fios longos que conectam a bateria à protoboard e dois jumpers conectando um resistor e um led(lâmpada).
Abaixo vemos um exemplo de cabo dupont
Abaixo segue exemplos de jumpers que são geralmente comprados em kit
Se quisermos podemos comprar um rolo de fio e criarmos nossos próprios jumpers
A próxima parte deste artigo explicará as ferramentas básicas necessárias para construir circuitos de protoboard.