Ao ler ou usar algum programa de assinatura com certificado digital, podemos nos deparar com os termos: AD-RB AD-RT AD-RV AD-RC AD-RA. Vamos ver um pouco sobre eles.
Veja mais artigos sobre certificado digital clicando aqui.
AD-RB, AD-RT, AD-RV, AD-RC e AD-RA são políticas de assinaturas digitais de documentos; requisitos para a criação e validação de assinaturas digitais no Brasil efoi criada ou definida pelo ICP-Brasil (Instituto Nacional de Tecnologia da Informação).
Veja também: O que é Carimbo de Tempo(Timestamp)?
AD-RB (Assinatura Digital com Referência Básica)
A AD-RB é a política de assinatura digital mais básica do ICP-Brasil. Ela especifica os requisitos mínimos para a criação de uma assinatura digital, incluindo:
- O assinante deve ter um certificado digital válido emitido por uma Autoridade Certificadora (AC) reconhecida pelo ICP-Brasil.
- O assinante deve usar um algoritmo de assinatura digital aprovado pelo ICP-Brasil.
- A assinatura digital deve ser vinculada ao conteúdo assinado.
AD-RT (Assinatura Digital com Referência do Tempo)
A AD-RT é uma extensão da AD-RB que adiciona um carimbo de tempo à assinatura digital. Um carimbo de tempo é um valor de data e hora que é vinculado à assinatura digital e que pode ser usado para provar que a assinatura digital foi criada em um determinado momento.
AD-RV (Assinatura Digital com Referências para Validação)
A AD-RV é uma extensão da AD-RT que adiciona referências cruzadas à assinatura digital. Referências cruzadas são links para outras assinaturas digitais que podem ser usadas para validar a assinatura digital original.
AD-RC (Assinatura Digital com Referências Completas)
A AD-RC é uma extensão da AD-RV que adiciona referências cruzadas para todos os dados associados à assinatura digital, incluindo o conteúdo assinado, o certificado digital do assinante e o carimbo de tempo.
AD-RA (Assinatura Digital com Referências para Arquivamento)
A AD-RA é uma extensão da AD-RC que adiciona informações de arquivamento à assinatura digital. Informações de arquivamento são metadados que podem ser usados para gerenciar a assinatura digital ao longo do tempo.