- Nos serviços oferecidos como software, plataforma e infraestrutura, as camadas de recursos são oferecidas e gerenciadas parte pelo provedor e parte pelo usuário. Sabendo disso, selecione a alternativa correta:
Alternativas:
- Quanto mais alta for a camada que se refere ao serviço contratado, mais acessos são atribuídos ao usuário, dando-lhe maior liberdade para administrar os recursos, além de se tornar mais barato por isentar o provedor da maior parte das responsabilidades necessárias para manter o ambiente oferecido. Sendo assim, contratar IaaS pode ser melhor para ambas as partes, pois, para o consumidor/usuário, o controle total da infraestrutura é dado a um menor preço, e ao provedor, não é necessário esforço para manter a nuvem, com exceção do hardware.
- As únicas camadas que podem ser gerenciadas em todas as modalidades pelo próprio usuário são dados e aplicações, pois dizem respeito, respectivamente, às informações adicionadas na nuvem pelo usuário e aos aplicativos contratados e suportados na nuvem.
- Contratando qualquer software na nuvem, o usuário fica isento de administrar os recursos e apenas tem acesso à aplicação, sem ser capaz de realizar qualquer alteração, mas mantendo controle total sobre os dados armazenados na nuvem; ao adquirir PaaS, o usuário abre mão de todo o gerenciamento, mas pode apontar um desenvolvedor para ser responsável pela plataforma; a camada infraestrutura permite que o usuário administre recursos físicos.
- Quando um usuário contrata um serviço em nuvem para utilizar SaaS, todas as camadas que o sustentam devem ser contratadas. Para utilizar as ferramentas contidas em PaaS, há a necessidade de assinar o serviço de infraestrutura. Para utilizar IaaS, tendo em vista que é a camada mais completa, basta adquirir este serviço para ter acesso a todas as outras camadas.checkCORRETO
- Em todas as modalidades, o provedor gerencia a camada física, porém a virtualização que hospeda os sistemas operacionais e tudo que estiver acima dela é responsabilidade do consumidor/usuário. Na modalidade plataforma, não somente os dados, mas as aplicações são gerenciadas pelo desenvolvedor. Já na camada de software, nada é gerenciado pela organização além dos seus próprios dados.
Resolução comentada:
A camada mais baixa é a que mais oferece controle de recursos ao usuário, consequentemente, é a de maior custo por exigir que o provedor ofereça infraestrutura completa, enquanto a mais alta oferece um simples software em comum a diversos usuários e organizações que controlam apenas seus dados. No entanto, a camada intermediária permite que o usuário/desenvolvedor crie e gerencie suas aplicações como parte da plataforma. As camadas são independentes em termos de contratação, por isso, geralmente, uma organização contrata somente a que melhor se adéque ao negócio. Nenhuma camada permite o gerenciamento da infraestrutura física, chegando IaaS o mais próximo, permitindo controle da camada de virtualização. Dados são definidos pelo que o usuário armazena na nuvem e aplicações são tratadas na camada PaaS.Código da questão: 58383
2)
O tratamento que a nuvem oferece para as aplicações permite que elas sejam migradas da infraestrutura da organização, garantindo a transferência dos dados e informações que ela armazena, além de possibilitar que uma aplicação seja criada do zero, diretamente na plataforma da nuvem. Sobre essas duas possibilidades, podemos afirmar que:
Alternativas:
- Ao desenvolver uma aplicação na nuvem, o desenvolvedor deve evitar o modelo de aplicações sem estado, pois exigem que informações sobre os dispositivos sejam mantidas entre cada chamada do servidor, pois, no caso da nuvem, nem sempre o mesmo servidor atende à solicitação.
- Migrar uma aplicação tem como objetivo reaproveitar somente as informações armazenadas, criando uma nova interface compatível com a nuvem que suporte essas informações; criar uma aplicação na nuvem somente é possível utilizando modelos específicos predefinidos pelo provedor.
- Ao considerar a migração de uma aplicação, é necessário certificar-se de que ela está em conformidade com os requisitos da nuvem ou se precisa ser adaptada ao novo modelo antes de sua transferência; ao criar uma nova aplicação na nuvem, é importante estudar a qual modelo suas características estarão melhor adaptadas para sua funcionalidade total.checkCORRETO
- Quando uma aplicação é migrada, a melhor escolha é optar por PaaS, modelo que permite reaproveitar a estrutura da nuvem de forma mais simples. Já a criação de uma aplicação pode ser feita utilizando SaaS, tecnologia mais básica disponível para este fim, ou IaaS, opção completa de infraestrutura.
- Criar e migrar uma aplicação para nuvem se referem ao mesmo processo, porém a criação considera a transferência de uma aplicação sem armazenamento de dados, e a migração se refere a uma aplicação que já estava em uso há algum tempo, tendo um volume de dados considerável.
Resolução comentada:
É importante verificar se a aplicação que será migrada corresponde ao novo modelo, sendo compatível com a plataforma da nuvem antes de migrá-la; em alguns casos, é necessário criar uma nova baseada na antiga e adaptar ao ambiente no qual será implantada ou adquirir uma pronta para uso que possua a mesma funcionalidade da antiga (SaaS). Quando se opta por migrar para nuvem, considera-se levá-la da forma como está, esteja armazenada ou não qualquer informação, para a nuvem. Esse processo envolve a tarefa de adquirir um serviço em nuvem e iniciar o desenvolvimento no próprio ambiente. Geralmente, isso é possível em PaaS, voltada para desenvolvimento, ou, ainda, IaaS, infraestrutura completa de nuvem, porém que requer algum gerenciamento sobre o ambiente.Código da questão: 58389
3)
A computação em nuvem permite, com o uso de sua arquitetura, a entrega de recursos sob demanda, totalmente configuráveis, incluindo todos os meios físicos necessários, como servidores, equipamentos de rede, dispositivos de armazenamento e todas as aplicações e os serviços necessários para o funcionamento da nuvem. Assinale a alternativa que contém características nativas relacionadas com a arquitetura e infraestrutura da nuvem:
Alternativas:
- Possibilitar a troca de informações entre múltiplos usuários, que são capazes de compartilhar suas tarefas, sempre que necessário, em um mesmo ambiente que oferece recursos dinâmicos e escaláveis disponíveis na internet.checkCORRETO
- Prover recursos de forma rápida, permitindo que as demandas sejam estáticas, moldando o ambiente de acordo com a necessidade atual.
- Garantir o acesso à internet para usuários com o uso de recursos específicos da nuvem responsáveis pela conectividade entre organizações.
- Admitir a criação de redes de computadores privadas, isolando as aplicações do usuário das de todo o público que faz uso da computação em nuvem.
- Envolver na nuvem diversas ferramentas que garantem a integridade e a confiabilidade do ambiente apesar da limitação dos recursos.
Resolução comentada:
a computação em nuvem suporta qualquer serviço conforme a carga de trabalho estabelecida, fornecendo recursos para múltiplos usuários de forma dinâmica, somente com o uso da internet para acesso. A nuvem permite a criação de ambiente isolado, mas isso não torna esse fator uma característica, assim como a segurança que oferece. Além do mais, a nuvem não garante o acesso à internet, mas sim depende dela.Código da questão: 58368
4)
Sobre modelos de serviço, como o Office 365 (I), Windows Azure (II) e Amazon AWS (III), considere as seguintes afirmações:
( ) O serviço I oferece ferramentas de escritório, caixa de mensagens e soluções colaborativas que podem ser acessadas pelo público em geral.
( ) O serviço III oferece serviços de IaaS, mas também em blocos, como o SBD, que pode ser considerado DBaaS, e o S3, que pode ser considerado um modelo de STaaS.
( ) Sobre o serviço III: EC2 é uma solução que prove a criação de máquinas virtuais, instalação de sistemas operacionais, principalmente baseados em servidores, por isso é considerado um modelo de DaaS e não um recurso de IaaS.
( ) Recursos oferecidos pelo serviço II possuem estrutura semelhante aos oferecidos pelo serviço III, porém, contratando o serviço II, não é possível instalar o sistema operacional, entregue configurado pelo provedor para hospedar e criar as aplicações.
( ) O serviço II oferece somente as ferramentas de desenvolvimento, mas, antes disso, o usuário deve instalar todo o ambiente da nuvem por conta própria para poder utilizá-las.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
- V – V – V – F – F.
- V – F – F – V – F.
- F – V – V – V – F.
- V – F – F – F – V.
- V – V – F – V – V.checkCORRETO
Resolução comentada:
o Office 365 oferece ferramentas de escritório, e-mail e colaboração, permitindo melhor integração entre o time de uma organização. Apesar de oferecer soluções completas de infraestrutura, Windows Azure também permite que, na mesma plataforma, recursos específicos sejam aplicados ao negócio, como NaaS, DBaaS e STaaS. EC2 é disponibilizado através da IaaS da Amazon, que permite criação de servidores e gerenciamento de serviços nativos e qualquer outro que possa ser instalado na VM. DaaS remete a uma solução própria que oferece um desktop pronto para uso, independente de uma plataforma IaaS. PaaS, especificamente, oferece a capacidade de desenvolver aplicações, as camadas inferiores não permitem gerenciamento.Código da questão: 58379
5)
Sobre a forma como as aplicações são disponibilizadas quando migradas para nuvem, considere as seguintes afirmações:
( ) A melhor opção é migrar para SaaS quando não se tem uma aplicação criada, optando por alguma que possua os recursos necessários sem necessitar de controle.
( ) Para criar uma aplicação, PaaS é uma das escolhas mais adequadas por permitir a criação do zero para uma aplicação.
( ) Não é possível criar uma aplicação em IaaS, uma vez que somente aplicações que já existem podem ser instaladas em máquinas virtuais criadas nesse modelo de nuvem.
( ) Uma aplicação não precisa ser compatível com a nuvem para que possa ser migrada e suportada pelo novo modelo.
( ) A criticidade de uma aplicação deve ser avaliada antes da migração para nuvem, nem sempre migrar para nuvem é o correto a se fazer.
Assinale a alternativa que contenha a sequência correta:
Alternativas:
- V – V – F – F – V.checkCORRETO
- F – V – V – V – F.
- F – V – F – V – F.
- V – F – F – F – V.
- V – V – V – F – V.
Resolução comentada:
SaaS é a modalidade mais baixa, que fornece funções prontas sem necessitar de controle por parte da organização, tornando seu uso mais simples. PaaS permite que uma solução seja criada de forma customizada, mas IaaS também possibilita que isso ocorra, dando mais flexibilidade a ela. Toda aplicação precisa ser compatível com os requisitos da nuvem para funcionar corretamente e as mais críticas devem ser avaliadas e, algumas vezes, o ideal é manter seu gerenciamento na infraestrutura local.Código da questão: 58386
6)
A Empresa XYZ migrou seus servidores web para nuvem pública contratando a plataforma Azure, da Microsoft, para esta hospedagem. Após concluir a migração e os testes, e atestar a funcionalidade do ambiente, sinalizou o gerente de TI que, apesar de satisfeito, ainda mantinha uma preocupação considerando a nuvem privada que a empresa também mantinha, dando origem a uma nuvem híbrida após a conexão das duas nuvens. Que preocupação era essa? Assinale a alternativa correta.
Alternativas:
- A segurança dos dados, pelo fato de a nuvem estar suscetível ao vazamento de informações constantemente, trazendo risco de ameaça à integridade.
- O alto custo na contratação, considerando a baixa demanda suportada e o processamento limitado e o valor do serviço estabelecido pelos provedores de nuvem pública.
- O acesso aos servidores, considerando que o link de internet principal vem apresentando intermitência, o que pode tornar a nuvem inacessível.
- A perda de acesso ao servidor caso o ambiente do provedor apresente falha, causando danos aos servidores de forma irreversível.
- Possível incompatibilidade de softwares, capaz de ocasionar falhas na migração de carga entre os dois ambientes.checkCORRETO
Resolução comentada:
a organização, ao contratar uma nuvem pública, estabeleceu conexão com a nuvem privada existente, formando, assim, uma nuvem híbrida. Quando a nuvem hibrida é utilizada, é possível que, ao mover a carga de um ambiente para o outro, alguns aplicativos apresentem problemas de incompatibilidade se não forem corretamente convertidos e tratados.Código da questão: 58363
7)
Sobre Hosting, Colocation e serviços na nuvem, podemos afirmar que:
I. Como ocorre em um serviço de hospedagem (Hosting) na nuvem, independente do serviço contratado, data center, equipamentos e todos os recursos são hospedados pelo provedores, porém existe uma estrutura que permite escolher o que será contratado, além de prover alta disponibilidade, acesso aos recursos via internet por meio de qualquer local, maior segurança e controle sob os dados.
II. Assim como a nuvem levou os serviços para fora da organização, Colocation e Hosting levaram a infraestrutura. Enquanto a primeira oferece estrutura para abrigar o data center, refrigeração, sistema de energia e padrões específicos, como o uso de racks, a segunda ainda inclui todos os dispositivos necessários para operação e até mesmo soluções, softwares e especialistas à disposição.
III. O fornecimento de internet é considerado um serviço de nuvem, pois foi esse recurso que deu origem a todos os outros modelos que passaram a ser oferecidos, como IaaS, PaaS, SaaS. Por isso, sendo a internet um recurso essencial, também é categorizada como um serviço de nuvem definido em todas as camadas.
IV. Enquanto Hosting e Colocation focam na terceirização de infraestrutura e equipamentos de tecnologia, além de oferecer sistema de gerenciamento e licenciamento de softwares, os serviços em nuvem isentam a organização da contratação de qualquer recurso computacional, sendo eles sustentados pelo provedor e base para hospedagem dos serviços hospedados.
V. Não é possível utilizar serviços na nuvem combinando os recursos de Hosting ou Colocation no mesmo cenário, por questões de compatibilidade das tecnologias utilizadas por provedores e fornecedores diferentes. Isso torna o custo da aquisição de serviços em nuvem mais caros quando comparado aos demais.
São verdadeiras:
Alternativas:
- II – IV.
- I – II – V.
- I – III – V.
- II – IV – V.
- I – II – IV.checkCORRETO
Resolução comentada:
a afirmação I é verdadeira, pois a nuvem é uma solução planejada de forma mais bem elaborada quando comparada às demais; a II é correta, pois a nuvem se baseia em oferecer serviços e tornar a infraestrutura invisível aos olhos do contratante; e a IV é correta, pois a organização não precisa se preocupar com qualquer outra contratação que não seja o serviço. A III está errada, pois a internet não é um serviço na nuvem; e V é errônea em função de ser, sim, possível combinar a nuvem tanto com Hosting como com Colocation.Código da questão: 58381
8)
A governança de TI é responsável por tratar os riscos identificados na nuvem, assim como já ocorria em uma infraestrutura tradicional. Porém, como resultado ainda pode-se ter a perda de controle sob a governança por parte do cliente, em que nenhum plano de ação é capaz de reparar alguns prejuízos. Sendo assim, assinale alguns dos maiores riscos que devem ser considerados ao migrar para nuvem, considerando o contexto apresentado:
Alternativas:
- Quando os dados estão distribuídos em várias localidades, a não ser que o provedor mantenha controle total sobre os serviços mantidos, anulando qualquer requisito legal que pudesse causar problemas para o armazenamento de dados em determinada região.
- Quando ocorra uma queda na rede de comunicação interna que não armazena os dados, visto que estes estão na nuvem, porém o tempo para restabelecer é maior que o esperado, o que implica perda do controle sob a governança.
- Quando equipamentos utilizados para realizar o acesso à nuvem sofrem danos e não existe um plano para continuidade do negócio, garantindo que o acesso continue sendo realizado.
- Quando o provedor perde dados ou tem o backup que mantém comprometido; quando o provedor é intimado e obrigatoriamente precisa disponibilizar os dados armazenados, mesmo sem autorização previa do contratante; desastres naturais.checkCORRETO
- Quando todos os acessos são devidamente autorizados, tornando-se uma ameaça para a organização por comprometer a operação do provedor e de todos os clientes que confiam seus dados e aplicações à nuvem.
Resolução comentada:
diversos riscos, quando ocorridos na nuvem, fogem do controle de governança da organização, alguns deles são perda de dados e backup por parte do provedor, que não pode ser resolvido por nenhuma ação tomada pelo contratante, assim como desastres naturais e intimação que obriga o provedor de nuvem responsável pelo armazenamento de dados, a cedê-los à Justiça. Equipamentos e rede da organização não são capazes de interferir nos recursos, uma vez que estão hospedados na nuvem e não correm riscos neste caso. Por outro lado, a distribuição dos dados em várias regiões está sujeita a sofrer consequências por políticas de dados locais que também não podem ser controladas por meio de governança interna.Código da questão: 58376
9)
Na nuvem, as aplicações são mantidas de forma centralizada, alocando os recursos para _________, visando que eles possam _________ os dados, contribuindo para uma maior visibilidade aos negócios e colaboração entre os membros. Quando se fala sobre as funcionalidades das aplicações da nuvem, pode-se afirmar que algumas oferecem armazenamento de dados, além de permitir_________ em caso de imprevistos. Um exemplo é o _________, que oferece armazenamento em vários níveis, considerando as _________ da nuvem.
Assinale a alternativa que completa adequadamente as lacunas:
Alternativas:
- Múltiplos usuários; armazenar; recuperação de dados; Azure; características.
- Poucos usuários; compartilhar; compartilhamento; Dropbox; camadas.
- Organizações apenas; enviar; recuperação de dados; Dropbox; camadas.
- Múltiplos usuários; compartilhar; recuperação de dados; Amazon S3; modalidades.checkCORRETO
- Apenas um usuário; armazenar; migrar os dados; Google Drive; funções.
Resolução comentada:
a estrutura da nuvem funciona de forma centralizada, distribuindo aplicações para múltiplos fins, podendo os consuidores serem organizações ou apenas usuários individuais, buscando compartilhar aplicações, dados e informações e aumentar a produtividade do negócio por meio de colaboração e compartilhamento. Amazon, assim como Azure, oferecem ferramentas de armazenamento em níveis de SaaS, PaaS e IaaS, diferente do Google Drive e Dropbox, que oferecem o recurso na modalidade mais baixa.Código da questão: 58385
10)
Em relação à cloud governance, framework utilizado para governança de TI na nuvem, leia e associe as duas colunas:
Assinale a alternativa que traz a associação correta entre as duas colunas:
Alternativas:
- I – B; II – A; III – C.
- I – C; II – A; III – B.
- I – C; II – B; III – A.
- I – B; II – C; III – A.checkCORRETO
- I – A; II – C; III – B.
Resolução comentada:
em cloud governance, a governança que se dá em nível de serviço trata especificamente do SLA e do que ele atende. Em nível de dados, trabalha protegendo as informações armazenadas e tratando sua privacidade; e em nível de plataforma, objetivam manter o desempenho e todos os recursos que tratem da melhoria continuada.