Veja o porquê que servidores são melhores se possuírem um Sistema Operacional sem interface gráfica.
Você sabia que os Sistemas Operacionais de servidores podem ter ou não uma interface gráfica? Quando têm uma interface gráfica fica fácil para você o uso do mouse. Mas, por que a maioria dos usuários preferem não instalar um SO de servidor com interface gráfica, Mas somente uma telinha preta cheia de textos brancos?
Vamos, antes de tudo, ver algumas definições.
O que é um servidor?
Servidor é qualquer sistema que sirva algo, daí vem o nome servidor.
O que torna algo um servidor não é o pc, a parte física em sí, mas sim os programas que sirva, disponibilize respostas às solicitações dos usuários. É algo dedicado a servir e não é um dispositivo que você desliga com frequência.
Não quero entrar nesse tema aqui, mas só para resumir: mesmo o que definirá um dispositivo como sendo servidor não sendo os componentes físicos em si, mas sim os programas, em sua grande maioria, os programas que servem algo são instalados em dispositivos dedicados, fabricados para isso, que foram feitos para ficarem ligados 24 horas – ou pelo menos na teoria – todos os dias. A chance de um pc normal queimar antes é muito maior.
Um servidor é como um computador qualquer, só que com programas que armazena, processa e fornece serviços, como o armazenamento de dados, hospedagem de sites, envio de e-mails e compartilhamento de arquivos, para outros dispositivos conectados em uma rede. Se você tem um computador em sua casa onde guarda suas fotos ou documentos então você tem um servidor de armazenamento de arquivos. Se esse seu pc conseguir ser acessado pela rede por outros dispositivos seus então ele atua como um ponto central que atende às solicitações dos clientes e fornece recursos para suportar diferentes operações.
Sistema Operacional de Servidor e para Desktop
Acima, falamos sobre Sistema Operacional, muitas vezes chamado apenas de SO. Você usa e sabe o que é um Sistema Operacional, mesmo não sabendo explicá-lo. Exemplos de SOs são Android, Ubuntu, Fedora, Windows, iOS, ChromeOS, Free BSD…
Um sistema operacional é o software responsável por gerenciar e controlar os recursos de um computador, como memória, processador, dispositivos de entrada e saída, entre outros.
O Sistema Operacional é um conjunto de programas e nele podemos instalar mais programas ainda, como o editores de texto, de planinhas, leitores de pdf…
Os sistemas operacionais acima não foram desenvolvidos para serem usados como servidores. Apesar de poderem ser usados mesmo assim 🙂
O Windows que a maioria dos usuários usa em seus computadores não foi feito para ser usado como servidor. Sim, seu Windows 11, 10 ou 8 são sistemas operacionais para desktop. Assim como o Android foi feito para Tablets e celulares.
Sistemas operacionais para servidores são refinados para esse ambiente contendo ajustes e programas específicos. Até as peças servidores podem ser mais caras e conter funções específicas, como memória ACC. Veja: Memória ECC: Conheça a Tecnologia que Garante Segurança e Integridade dos Dados
Podemos citar como exemplo de SO para servidores,
- Windows Server
- Debian
- Ubuntu Server
Sistema Operacional com ou sem Interface Gráfica
Todos esses SOs de servidores dão a opção de serem instalados sem interface gráfica. Sim! Até mesmo o Windows tem a opção de Windows Server Core.
O site da Microsoft explica o que é o seu Server Core,
A opção Server Core é uma opção de instalação mínima que está disponível quando você implanta a edição Standard ou Datacenter do Windows Server. O Server Core inclui a maioria, mas não todas as funções de servidor. O Server Core tem um volume de disco menor e, portanto, uma superfície de ataque menor devido a uma base de código menor.
microsoft
Server Core é uma opção de instalação mínima para Windows Server que inclui apenas os componentes e serviços essenciais necessários para executar funções e recursos de servidor específicos. Ele não possui uma interface gráfica de usuário (GUI) e você só pode gerenciá-lo por meio da linha de comando, PowerShell ou ferramentas remotas. O Server Core foi introduzido no Windows Server 2008 e foi aprimorado nas versões subsequentes.
Mesmo assim, vejo que o Windows Server Core da Microsoft tem uma certa Interface Gráfica. Abaixo posto uma imagem de um Sistema Operacional raiz 🙂 onde tirei toda e qualquer indício de Interface Gráfica.
Ah, outra coisa, muitos chamam interface gráfica de GUI, ou “Graphical User Interface” (Interface Gráfica do Usuário, em português) 🙂
Vantagem em Usar SO sem Interface Gráfica(GUI) em Servidor
Uma das principais vantagem em usar um sistema operacional sem interface gráfica em um servidor é que ele consome menos recursos de hardware. Bom, mas os benefícios estão muito mais além e são bem mais vantajosos do que imaginamos.
Sistema Operacional sem interface gráfica(GUI) é mais seguro
Antes de falar sobre outros itens, quero deixar claro o ponto que, particularmente, acho o mais importante: a segurança. Quanto menos recursos menos itens você terá que poderiam ser vulneráveis a alguma ameaça externa ou interna ao sem ambiente.
Uma interface gráfica pode ser uma possível vulnerabilidade de segurança, uma vez que oferece mais pontos de entrada para ataques cibernéticos. Um sistema sem GUI tem menos superfície de ataque, o que pode melhorar a segurança geral do servidor.
Outros benefícios de usar um sistema operacional sem interface gráfica(GUI)
Vamos listar outros pontos importantes, que são vantagens quando deixamos de usar interface gráfica em servidores:
- Eficiência de Recursos: Um sistema sem GUI consome consideravelmente menos recursos de hardware, como memória RAM e poder de processamento, já que não precisa alocar recursos para executar processos relacionados à interface gráfica.
- Estabilidade: A remoção da GUI significa menos componentes em execução, o que pode resultar em um sistema mais estável e confiável. Menos processos em execução reduzem a probabilidade de falhas de software.
- Facilidade de Gerenciamento: Servidores sem GUI normalmente são gerenciados por linha de comando, o que pode ser mais eficiente em cenários onde você precisa automatizar tarefas, implementar scripts e configurar sistemas em escala.
- Desempenho: A ausência de uma GUI significa que mais recursos de hardware estão disponíveis para executar os serviços e aplicativos que realmente importam para o servidor, melhorando o desempenho geral das aplicações hospedadas. Este item está bem relacionado ao primeiro(Eficiência de Recursos)
- Menor Espaço em Disco: A interface gráfica e os aplicativos associados ocupam espaço no disco rígido. Remover a GUI libera espaço para armazenamento de dados e aplicativos.
- Maior Vida Útil do Hardware: Esse é um ponto que pode não fazer muita diferença, mas faz a longo prazo. Servidores geralmente são projetados para operações contínuas e de longo prazo. Reduzir o desgaste causado pelo uso da GUI pode aumentar a vida útil do hardware.
- Conformidade: Em certos cenários, como quando se trata de conformidade regulatória ou padrões de segurança específicos, a simplificação do sistema operacional pode facilitar a auditoria e o cumprimento das diretrizes.
Comment on “Servidor: Por que instalar Sistema Operacional sem Interface Gráfica?”