Quando entramos no site de download do Oracle Linux vemos disponível algumas opções de arquivo ISO: Full ISO, UEK Boot ISO, Boot ISO e Source ISO. Hoje iremos instalar a distro Oracle Linux usando Boot ISO.
Antes, vamos saber diferenciar cada uma dessas opções:
- Full ISO: é um arquivo de ISO completo, contém tudo o que é necessário para inicializar um sistema e instalar o Oracle Linux. Geralmente é gigante esse arquivo, pelo menos mim que não possuo de hardware muito bom em minhas distros 🙂 o tamanho de arquivo Full ISO fica em média uns 10 Giga Bytes. Mas possibilita instalação completa do Oracle Linux.
- UEK Boot ISO: contém tudo o que é necessário para inicializar um sistema com Unbreakable Enterprise Kernel (UEK) e iniciar uma instalação. O Unbreakable Enterprise Kernel (UEK) é um kernel do Linux desenvolvido pela Oracle e suportado pelo suporte do Oracle Linux.
- Boot ISO: contém tudo o que é necessário para inicializar um sistema com kernel compatível com Red Hat (RHCK) e iniciar uma instalação
- Source ISO: contém fontes para os pacotes incluídos no Full ISO.
Página para Download da ISO de instalação do Oracle Linux
Ao clicar no link abaixo você será levado para a página oficial da Oracle para download da sua distro Linux.
https://yum.oracle.com/oracle-linux-isos.html
A página do link acima contém as imagens ISO das três atualizações mais recentes das versões do Oracle Linux. Por exemplo, para a versão 9 você verá as 9.2, 9.1 e 9.0
Desde 2006, o download e o uso do Oracle Linux são totalmente gratuitos. Código-fonte, binários e atualizações gratuitos. Livremente redistribuível. Gratuito para uso em produção.
Por que Instalar Boot ISO ao invés dos outros Arquivos de ISOs?
Eu optei pelo Boot ISO porque minha intenção é instalar apenas o necessário e ter um arquivo compacto que possa ser baixado de forma mais rápida em comparação com o Full ISO. Isso me permite garantir uma instalação eficiente e rápida, mantendo apenas os elementos essenciais para o funcionamento do sistema. Além disso, como estou buscando uma abordagem mais minimalista, o Boot ISO atende perfeitamente às minhas necessidades, garantindo que eu tenha um sistema funcional sem o excesso de recursos incluídos no Full ISO.
Instalando a Distro Oracle Linux Passo a Passo Usando a Boot ISO
A imagem ISO completa(Full ISO) tem mais de 9 GB e há muitos perfis de ambiente disponíveis que podem ser selecionados. No entanto, se uma GUI não for desejada ou um console web for melhor, um arquivo ISO da Oracle Linux apenas com o mínimo(Boot ISO) para inicialização será suficiente. A iso de inicialização é uma imagem menor com menos de 1 GB e, portanto, é mais rápida para baixar e criar um disco flash.
Estamos na versão 9.2 da Oracle Linux, mas irei usar a 8.6 – porém, não difere em nada nos passos da instalação em relação às outras versões.
Vamos ao passo a passo. Aqui irei supor que você já tenha baixado o arquivo .iso, Boot ISO, e colocado dentro de um pen drive ou cd bootável(inicializável).
#1 Ao dá boot em seu pc usando um o arquivo .iso de instalação do Oracle Linux irá aparecer a seguinte tela. Selecione Install Oracle Linux(Instalar Oracle Linux)

#2 Na segunda tela, escolha o idioma que deseja. Esse é o idioma referente somente ao processo de instalação.

#3 Na próxima tela que aparece temos alguns campos em vermelho esperando nossa interação. Vá fazendo pela ordem o seguinte,

a) Clique em Destino de instalação, marque o disco que terá o Oracle Linux instalado e clique em Pronto
b) Em Rede e nome do Host provavelmente você não precisará fazer nada, talvez colocar um nome para sua máquina(host). Em meu caso, a imagem acima está em vermelho porque estou usando uma VM, tive que entrar e configurar a rede manualmente
c) clique em Senha do Root e crie uma senha
d) Clique em fonte de instalação e coloque um dos endereços abaixo:
* para Oracle Linux 8 = https://yum.oracle.com/repo/OracleLinux/OL8/baseos/latest/x86_64/
* para Oracle Linux 9 = https://yum.oracle.com/repo/OracleLinux/OL9/baseos/latest/x86_64/

Agora clique em pronto para retornar para a tela anterior
e) Clique em Seleção de Programas e escolha Instalações Mínimas para termos somente o necessário e um servidor sem interface gráfica

#4 essa é a última tela, basta reiniciar para termos o nosso Oracle Linux pronto para uso.

Comments on “Linux: Instalando Oracle Linux com “Boot ISO””