Uma mensagem falando que os usuários do Windows 10 e 11 obterão pontos de recompensa da Microsoft se eles usarem o Bing no Chrome está sendo reportado à Microsoft como irritante e invasiva em relação à privacidade.
Om pop-pup, ou janela avulsa e destacada, tem o título “Mude seu mecanismo de pesquisa padrão para Microsoft Bing no Chrome” e tem o seguinte conteúdo: “Ganhe pontos Microsoft Rewards ao pesquisar. Experimente o novo Bing, seu mecanismo de pesquisa com tecnologia de IA. Instale o serviço Bing para melhorar a experiência de pesquisa.“
Segundo publicou o site windowslatest,
A Microsoft lançou novamente uma atualização do lado do servidor que leva o Bing.com para aqueles que usam o Google ou outro mecanismo de pesquisa no Google Chrome para Windows 11 e Windows 10. A empresa tem enfrentado constantemente reações de usuários irritados com os pop-ups intrusivos aparecendo no Windows 11, mas não dá sinais de desaceleração.
O site continua relatando,
O pop-up, parte de uma iniciativa para promover pontos Microsoft Rewards e Bing Chat, invade diversas configurações do Windows 11, como notificações e assistente de foco, e aparece até mesmo durante sessões de jogos. Alguns usuários nos disseram que receberam o pop-up ao jogar em tela inteira.
A Notificação Irrita Até Jogadores(Gamers) Solicitando-os para experimentarem o Bing no Chrome para obter pontos de recompensa da Microsoft Enquanto Jogam
Uma coisa intrigante é o fato das notificações de publicidade invasivas da Microsoft aparecerem até eté mesmo durante atividade de jogos dos gamers. Ou seja, quando você abre um jogo em tela cheia, full-screen, nenhuma notificação ou alerta aparece 🙂 só que não, o alerta da Microsoft nos Windows 10 e 11 está passando até dessa “limitação”, fazendo um tipo de desvio(bypass) e sendo mostrado de forma irritante e invasiva aos usuários gamers.
Como o Alerta é Disparado
Segundo o site Windows Latest, o alerta é acionado por um arquivo localizado em C:\Windows\Temp\MUBSTemp\BGAUpsell.EXE, associado ao Microsoft Bing Service 2.0, uma atualização para Windows 11 e 10 para aprimorar a experiência do Bing. Este arquivo provavelmente é usado pelo Windows Search e outros recursos onde o Bing está integrado.
O c:\Windows\Temp\MUBSTemp\BGAUpsell.EXE está localizado na pasta Temp do Windows que o Windows usa para armazenar arquivos temporários que são criados por muitos outros aplicativos e programas. O arquivo BGAUpsell.exe também é usado para exibir notificações relacionadas ao Microsoft Bing ou Edge no Windows, mas também é provavelmente usado pelo Windows Search e outros recursos onde o Bing está integrado.
O site Windows Lastest observa que,
Curiosamente, uma análise rápida do arquivo BGAUpsell.exe revelou um atributo chamado “IsEdgeUsedInLast48Hours”, que parece verificar quando o Microsoft Edge foi usado pela última vez. O alerta pode ser acionado se o Edge não tiver sido usado nas últimas 48 horas.
Além disso, parece que a Microsoft pode detectar se o Google ou outro mecanismo de pesquisa é usado no Chrome e, em caso afirmativo, o pop-up aparece.