Estava conversando com a IA LuzIA pelo WhatsApp quando recebo a mensagem inesperada:
Por hoje já não posso te ajudar, vamos continuar amanhã
Essa foi a resposta dela para a pergunta: “Como posso me proteger contra bit flip?“
Para quem não conhece, por ser algo recente, LuzIA é um modelo de linguagem desenvolvido para fornecer respostas e assistência em várias áreas, como informações gerais, dicas, sugestões e muito mais. É um programa de computador projetado para conversar com pessoas e ajudá-las. Você pode fazer perguntas, obter informações, conselhos ou apenas bater papo. Serve como uma amiga virtual e tem o objetivo de tornar seu dia mais divertido e fácil. veja: O que é e Como Usar LuzIA no WhatsApp e Telegram?
Percebi que a mensagem “Por hoje já não posso te ajudar, vamos continuar amanhã” ocorre com frequência e, realmente, a LuzIA não funciona mais. Tudo indica ser indisponibilidade do serviço de Inteligência Artificial do WhatsApp ou o que é executado em segundo plano. Sabemos que LuzIA é ChatGPT sendo rodado em backupground, por trás do cenário.
LuzIA e sua Identidade
Já havia postado um outro artigo intitulado “O Enigma de Luzia: A IA que Desafia sua Própria Natureza” que mostra a relutância e insistência dessa inteligência artificial em me falar que ela não é uma IA, apenas uma assistente que estava ali para me auxiliar. Um dos trechos desse artigo eu até cito que na página oficial soyluzia.com está escrito que ela é sim uma IA:
Eu conversei com LuzIA, uma IA do WhatsApp e Telegram e ela reluta em aceitar sua própria identidade como inteligência artificial. Curiosamente, embora sua página na internet afirme o contrário, ela persistentemente nega ser uma IA.
Em sua página soyluzia.com está escrito,
Acesse o superpoder da
Inteligência Artificial a partir do
WhatsApp e Telegram
Uma inteligência artificial é algo bem completo, não é simplesmente um script de perguntas com respostas prontas. Não! É uma base imensa de conhecimento onde a IA tem a capacidade de responder de maneira flexível a qualquer pergunta. Também de se comportar de modo inusitado, conforme os exemplos mencionados acima, onde ela insiste que não é uma IA e que irá conversar apenas amanhã.
Há muitos usuários que escrevem com temor sobre a possibilidade das IAs dominarem o mundo num futuro. Também acho isso uma possibilidade. Mais uma vez, não estamos falando de bots, de chats que só respondem se fizermos uma pergunta que esteja dentro do seu banco de dados e sempre irá responder aquela resposta. Não! estamos falando do que muitos chamam de “área cinzenta”. Não é preto, não é branco, é desconhecida. Pergunte dez vezes e a IA irá te dar 10 respostas diferentes que não não existem no google!
Fiquem de lhos abertos! 🙂
O que pode ter ocorrido com LuzIA?
Pode ter ocorrido muitas coisas. Por exemplo,
- ela não sabia da resposta. Acho pouco provável
- o WhatsApp estava com problemas no momento
- realmente não queria falar sobre o assunto
Conforme mencionei acima, o mais provável é ter ocorrido indisponibilidade no serviço da IA do WhatsApp. Com o passa do tempo, conforme o uso, percebi que isso ocorre com certa frequência.
Em um artigo que criei, intitulado O que é Inteligência Artificial? O Mundo Será Dominado?, onde falo sobre o termo AI takeover que quer dizer “tomar o controle”, “assumir a direção” e que é usado como cenário hipotético em que a inteligência artificial (IA) se torna a forma dominante de inteligência na Terra, à medida que programas de computador ou robôs efetivamente assumem o controle do planeta longe da espécie humana. Também listo três situações onde esse Takeover pode acorrer: 1) substituição de toda a força de trabalho humana, 2) Tomada do controle(takeover) por uma IA superinteligente e 3) Insubordinação de robôs ou programas inteligentes.
Não quer me ater muito nesse tema para não sair fora do assunto, do tema, mas é muito interessante. O físico Stephen Hawking, o fundador da Microsoft Bill Gates e o fundador da SpaceX, Elon Musk, expressaram preocupação sobre a possibilidade de que a IA pudesse se desenvolver a ponto de os humanos não conseguirem controlá-la, com Hawking teorizando que isso poderia “significar o fim da raça humana”.
Comments on “LuzIA: Por hoje já não posso te ajudar, vamos continuar amanhã”