É possível instalar o Windows 11 sem bloatware de terceiros e isso é fácil de fazer, basta definir sua região como inglês (mundo). Um porta-voz da Microsoft confirmou ao Windows Latest:
“A Microsoft está ciente e está investigando”,
Como você sabe, ao instalar o Windows por meio de uma mídia de instalação (.ISO ou Media Creation Tool), você é levado a uma tela de fundo azul com várias perguntas, como partição preferida, idioma, teclado ou método de entrada, hora e moeda formato (região).
O site Windows Latest diz,
Sua instalação do Windows 11 não terá todo o bloatware como Candy Crush e outros aplicativos, definindo a região como Inglês (Mundo) ou (Europa). Por que? Porque o instalador do Windows 11 e o OOBE baseado na Internet da Microsoft são incapazes de lidar com o código de idioma exclusivo para inglês mundial (“en-001”) e inglês europeu (“en-150”).
Os códigos de idioma são usados por sites, aplicativos e sistemas operacionais como o Windows para gerenciar as informações de formatação de data e número. Como você pode ver no exemplo acima, o código de idioma para inglês mundial é en-001 e inglês europeu é en-150.
O en-001 (inglês mundial) e o en-150 (inglês europeu) diferem ligeiramente de muitos outros códigos de idiomas. Normalmente, os códigos de idioma compreendem uma subtag de idioma principal, como “en” para inglês ou “eu” para Europa. No caso do inglês mundial e inglês europeu, usamos en-001 e en-150 devido aos protocolos da ONU.
O Windows 11 oferece – inglês mundial e europeu – como opção durante o processo de instalação, mas a Microsoft não sabe como lidar com isso.
Quando você seleciona inglês mundial ou europeu como sua região, os serviços online e offline do Windows 11 não podem se comunicar com os servidores. Como resultado, o serviço Out of Box Experience (OOBE) não consegue reconhecer a região e uma mensagem de erro “OOBEREGION” aparece, mas você pode clicar no botão “Skip” para continuar.
A instalação prosseguirá normalmente quando você clicar no botão “Ignorar”, e o melhor? Ele não instalará nenhum bloatware de terceiros.
Em um comunicado, um porta-voz da Microsoft confirmou ao Windows Latest que a empresa está ciente do comportamento no Windows 11 e está investigando.
Se você seguir a dica e instalar o Windows 11 na nova região, lembre-se de alterá-lo de volta para o valor correto, ou alguns aplicativos como a Microsoft Store não funcionarão.
Fonte: windowslatest