Brevemente iremos ver como formas de instalar programas no FreeBSD., Isso pode parecer algo simples mas não para quem é novato no FreeBSD.
O FreeBSD possui dois métodos para instalação de programas: Pacotes binários ou portas compiladas.
- Pacotes binários: Instalamos pacotes usando a ferramenta pkg; essa ferramenta é similar às rpm, dpkg, yum e apt das distros Linux. Não requer um entendimento em compilar. É muito mais rápida a instalação. Pacotes São programas pré-compilados. Pacotes são similares aos arquivos .rpm e .deb no Linux.
- Ports: Aqui para instalar compilamos o programa. É um processo mais demorado e requer certa habilidade. Por outro lado, nos dá a possibilidade de customizar a instalação, adicionando e removendo funções. FreeBSD tem algo denominado de “Coleção de Portas do FreeBSD”. Essa coleção de portas nada mais é que um conjunto/estrutura de arquivos “Makefiles” e “patches” especificamente customizados para instalar programas pelo seu código fonte(source code). Ao instalar um port o sistema irá buscar o código fonte, aplicar patches necessários, compilar o código donte, instalar o programa e qualquer dependência requerida.
Sumarizando, o modo mais fácil de instalar programas é usando o programa pkg, exemplo: pkg install vim. Para desinstalar usamos: pkg delete vim
Compilando Ports
Vamos falar brevemente sobre ports aqui. Poderia usar o termo “Porta” mas poderia confundir com porta de rede por exemplo.
Antes de tudo é bom saber que o diretório /usr/ports só existirá se a Port Collection(Coleção de Portas) já estiver instalada. Para instalar podemos usar dois métodos: o método PortSnap e o Subversion. Exemplo usando o PortSnap. Execute os comandos abaixo:
Obs: Não digite o “#”, ele apenas indica que está sendo usado o usuário root.
#
portsnap fetch
#
portsnap extract
#
portsnap fetch
#
portsnap update
#
portsnap fetch update
Compilado Ports
Para compilar acesse o diretório Port e comece o processo de construção. O exemplo abaixo acessa o diretório /usr/ports/www/apache24 e instala o apache através do Port Collection(Coleção de Portas) do FreeBSD. A pasta
#
cd /usr/ports/www/apache24
#
make install clean
A vantagem de instalar usando Ports é o poder em custmizarmos, por exemplo abaixo fazemos o que fizemos acima mas dizendo que queremos que a instalação tenha o ldap ativado
#
cd /usr/ports/www/apache24
#
make WITH_LDAP="YES" install clean
Removendo Ports
Acesse o diretório do Port que deseja remover
#
cd /usr/ports/www/apache24
Remova com o comando abaixo
#
make deinstall
Pacotes no FreeBSD
Para instalar um programa/pacote é muto fácil, bastando apenas digitar “pkg install nome_do_programa”. Vamos aos Exemplos:
Instalado o vim
root@freebsd:~ # pkg install vim
Com o comando acima seremos avisados que um outros programas serão instalados juntamente com o vim. O programa vim depende desses programas e assim chamamos a esses programas de dependências. Aperte y e Enter para prosseguir.
Removendo o vim
root@freebsd:~ # pkg delete vim
Procurando por um Pacote no Repositório
Se estivermos procurando algum programa mas não sabemos ao certo seu nome podemos usar o “pkg search programa_procurado”
Abaixo procuramos pelo programa sudo
root@freebsd:~ # pkg search sudo
Agora por um editor de texto
root@freebsd:~ # pkg search text