MeshCentral é um site completo de gerenciamento de computadores. É uma alternativa a programas como Teamviewer e Anydesk. Porém, muito melhor, pois é gratuito e você terá seu próprio servidor. Sim, você instala o servidor MeshCentral em uma máquina dedica que não precisa ser parruda, toda poderosa, pode ser até um raspberry pi ou um computador antigo. Quanto ao Sistema Operacional, ele é compatível com as principais plataformas. Com o MeshCentral, você pode executar seu próprio servidor web para gerenciar e controlar remotamente computadores em uma rede local ou em qualquer lugar na internet. Depois de iniciar o servidor, crie um grupo de dispositivos, baixe e instale um agente em cada computador que deseja gerenciar. Um minuto depois, o novo computador aparecerá no site e você poderá controlá-lo. MeshCentral inclui área de trabalho remota completa baseada na web, terminal e capacidade de gerenciamento de arquivos.
Veja fotos e vídeos e outros detalhes em: Use MeshCentral como Servidor de Acesso Remoto
MongoDB e MeshCentral
Se formos executar uma instância grande, é melhor usar o MongoDB como banco de dados. Se você estiver usando uma instância pequena, pode pular a instalação do MongoDB e o MeshCentral usará o NeDB, que é um banco de dados leve que provavelmente é ótimo para gerenciar menos de 100 computadores.
podemos instalar o MongoDB Community Edition.
#1 instale o MogoDB
sudo apt install mongodb -y
#2 inicie e habilite início automático do MongoDB
sudo systemctl start mongodb
sudo systemctl enable mongodb
#3 para ver se MogoB está sendo executado. Tecle Control + c para sair do shell.
mongo --host 127.0.0.1:27017
#4 arquivos de logs serão registrados em
/var/log/mongodb /var/lib/mongo
Servidor e Agente MeshCentral
Você escolhe um computador para ser o servidor. Os computadores que deseja acessar você instalará o agente MeshCentral.
Instalação do MeshCentral
NPM é um gerenciador de pacotes NodeJS que pode ser acessado via navegador web (https://www.npmjs.com/) ou comando ferramenta de linha, “npm”.
Talvez você precise instalá-lo juntamente com o NodeJS:
apt install nodejs npm
ou, em outras distros baseadas em Red Hat,
dnf install nodejs npm
Começar é fácil. Se você ainda não o possui, instalado o NodeJS e o npm, crie uma pasta vazia, acesse ela e faça o seguinte:
mkdir meshcentral
cd meshcentral
Abaixo, não use sudo na frende,
npm install meshcentral
e
node node_modules/meshcentral
Permissões de Porta
No Linux, precisamos permitir que o node acesse portas abaixo da 1024.
Execute
whereis node
terá um resultado parecido com esse
node: /usr/bin/node /usr/include/node /usr/share/man/man1/node.1.gz
execute setcap
sudo setcap cap_net_bind_service=+ep /usr/bin/node
Acima, primeiro localizamos o binário do nó, usando “whereis node”, então usamos o comando “setcap” para adicionar permissões ao nó. Observe que pegamos o caminho dado por whereis e o colocamos no comando setcap. O comando “setcap” definirá permissões permitindo que o nó use as portas 1024 e abaixo.
Essa permissão pode ser perdida ao atualizar o kernel do Linux, portanto, esse comando pode precisar ser aplicado novamente em alguns casos.
Configurando MongoDB para o MeshCentral
Neste ponto, o servidor pode ser usado, mas há duas coisas que ainda precisam ser feitas. Primeiro, se optamos por usar o MongoDB, temos que configurar o MeshCentral para usar um banco de dados MongoDB. Por padrão, o NeDB será usado, o que deve ser usado apenas para pequenas implantações gerenciando menos de 100 computadores. Também precisamos iniciar automaticamente o servidor quando o computador for iniciado.
Também precisamos parar o MeshCentral usando Control + c.
Por padrão, MeshCentral usa NeDB com um arquivo de banco de dados localizado em ~/meshcentral-data/meshcentral.db. Isso é ótimo para servidores pequenos, mas se optamos por instalar o MongoDB, vamos fazer uso dele. Precisamos editar o arquivo config.json localizado na pasta meshcentral-data.
pico ~/meshcentral-data/config.json
então, no início do texto, deixe parecido com esse
{ "settings": { "MongoDb": "mongodb://127.0.0.1:27017/meshcentral", "WANonly": true, "_Port": 443, "_RedirPort": 80, "_AllowLoginToken": true, "_AllowFraming": true, "_WebRTC": false, "_ClickOnce": false, "_UserAllowedIP" : "127.0.0.1,::1,192.168.0.100" }, ... }
Se você começar com o config.json padrão criado pelo MeshCentral, precisará remover alguns “” caracteres na frente de settings, mongodb e wanonly. Você também pode adicionar um “” a outros valores. Para obter detalhes sobre todas as opções do config.json, incluindo a opção “WANonly”, consulte o Guia do usuário do MeshCentral.
Você pode salvar o arquivo config.json e executar o MeshCentral novamente. Desta vez, você não precisa especifique o nome do certificado. Você só precisa executá-lo assim:
node ./node_modules/meshcentral
O servidor agora deve ser executado corretamente e usar o MongoDB. Você pode até excluir o arquivo ~/meshcentral-data/meshcentral.db, pois ele não será mais usado. Você pode verificar se ele funciona corretamente navegando até o endereço do servidor novamente e criando uma nova conta. A primeira conta criada será administradora do servidor, então não demore e crie a primeira conta agora mesmo.
Iniciando Manualmente o MeshCentral
Já vimos acima como iniciar MeshCentral usando /node_modules/meshcentral
Podemos iniciar e parar manualmente o servidor MeshCentral em segundo plano de diferentes maneiras. Nesta seção, vamos criar dois comandos “mcstart” e “mcstop” para cuidar disso. Digite isso para criar os dois comandos:
echo "node ./node_modules/meshcentral > stdout.txt 2> stderr.txt &" > mcstart chmod 755 mcstart
echo "pkill –f node_modules/meshcentral" > mcstop chmod 755 mcstop
Agora você pode executar o comando “./mcstart” para iniciar o servidor em segundo plano e pará-lo usando “./mcstop” para pará-lo. Isso deve funcionar muito bem, mas se a instância da AWS for interrompida e iniciada novamente, o servidor não será iniciado automaticamente.
Iniciando Automaticamente Serviço do MeshCentral
Sistemas Linux que suportam systemd, vamos fazer para iniciá-los automaticamente o MeshCentral em segundo plano. Primeiro, precisamos saber nosso próprio nome de usuário e grupo. Se fizermos “ls -l” em nossa pasta pessoal, obtemos, por exemplo:
ls -ld ~/
temos o resultado
drwxr-xr-x drwxr-xr-x drwxr-xr-x ... 2 maria maria 4096 Jul 20 00:03 Desktop 2 maria maria 4096 Jul 20 00:03 Documents 2 maria maria 4096 Jul 20 00:03 Downloads
O usuário é maria, então criamos o arquivo abaixo
sudo pico /etc/systemd/system/meshcentral.service
nesse arquivo colocamos o seguinte conteúdo,
[Unit] Description=MeshCentral Server [Service] Type=simple LimitNOFILE=1000000 ExecStart=/usr/bin/node /home/maria/node_modules/meshcentral WorkingDirectory=/home/maria Environment=NODE_ENV=production User=maria Group=maria Restart=always # Restart service after 10 seconds if node service crashes RestartSec=10 # Set port permissions capability AmbientCapabilities=cap_net_bind_service [Install] WantedBy=multi-user.target
Observe que os valores de usuário(user) e grupo(group) devem ser definidos corretamente para sua situação específica. Além disso, as linhas ExecStart e WorkingDirectory incluem o caminho para a pasta inicial(home) do usuário, que inclui o nome de usuário nela. Certifique-se de que está definido corretamente. Por fim, o caminho para o nó pode precisar ser alterado. Digite “whereis node” para encontrar o caminho correto.
Atualize a lista de serviços
sudo systemctl daemon-reload
Agora, podemos executar os comandos abaixo para iniciar o serviço agora e toda vez que o sistema operacional ligar,
sudo systemctl enable meshcentral.service sudo systemctl start meshcentral.service sudo systemctl stop meshcentral.service sudo systemctl disable meshcentral.service
Outras Informações
O MeshCentral será configurado e começará a gerenciar computadores em sua rede local. Por padrão, ele será configurado no modo LAN e os agentes que você instalar farão multicast na rede local para encontrar o servidor. Para configurar o servidor para que os agentes usem um nome DNS conhecido e começar a customizar seu servidor, vá na pasta “meshcentral-data” e edite o arquivo config.json. O arquivo de configuração deve ser um JSON válido, você pode usar este link para validar o formato do arquivo.
Para usuários do Windows, você pode baixar o MeshCentral Installer que automatizará a instalação do NodeJS e fornecerá a configuração básica do servidor. Esta opção não é recomendada para usuários avançados:
Por padrão, o MeshCentral usará o NeDB, pois este é o banco de dados integrado. Para usuários mais avançados, é recomendável mudar para o uso do MongoDB. O MeshCentral pode ser instalado em um servidor muito pequeno. Um Raspberry Pi ou AWS t3.nano executando uma instância do Amazon Linux 2 por US$ 5 por mês será suficiente para gerenciar até algumas centenas de dispositivos. Você pode executar o MeshCentral Server com –help para obter opções para instalação em segundo plano.
Iniciando o MeshCentral
Se o MeshCentral for iniciado sem nenhum argumento, as configurações padrão no modo somente LAN estarão em vigor e o usuário/administrador só poderá gerenciar computadores que residam na rede local(LAN).
Abaixo iniciamos sem argumentos e deduzimos que você esteja acessado na pasta meshcentral onde instalamos o servidor MeshCentral
node node_modules/meshcentral
Para gerenciar computadores pela Internet, o servidor precisa ter configurações de IP estático ou registro de DNS que resolva para o servidor correto. Os agentes do MeshCentral usarão o mecanismo para ligar para o servidor MeshCentral. Para o modo WAN ou híbrido, execute um dos comandos abaixo
node node_modules/meshcentral --cert servername.domain.com node node_modules/meshcentral --cert hostname.domain.com node node_modules/meshcentral --cert 1.2.3.4
Neste ponto de primeiro acesso, nenhuma conta de usuário será criada ou disponível para o usuário, portanto, a 1ª conta de usuário será o usuário mais privilegiado com direitos de administrador.
O usuário é aconselhado a criar uma conta “admin” imediatamente acessando no navegador o endereço https://127.0.0.1 ou se estiver em outro pc basta substituir 127.0.0.1 pelo IP do servidor MeshCentral.
Para executar o MeshCentral como um serviço, execute-o usando o argumento “–install“. Após a execução, inicie um navegador da Web e acesse o aplicativo MeshCentral com o respectivo URL.
Configuração do MeshCentral
Depois de instalar o MeshCentral, a primeira conta de usuário criada será o administrador do servidor. Portanto, não demore e navegue até a página de login e crie uma nova conta. Você pode começar a usar seu servidor imediatamente. Muito divertido com o MeshCentral são as centenas de opções de configuração disponíveis no arquivo config.json. Você pode colocar sua própria marca nas páginas da web, configurar um servidor de e-mail STMP, serviços de SMS e muito mais.
Você pode procurar aqui por um config.json simples, aqui por uma configuração mais avançada e aqui por todas as opções de configuração possíveis. Você também pode dar uma olhada no Guia do usuário do MeshCentral e nos vídeos tutoriais para obter ajuda adicional.
Links Úteis para MeshCentral
Documentação
PDF Guia de design e arquitetura
PDF Guia do roteador MeshCentral
PDF Ferramenta de linha de comando MeshCtrl
PDF Ferramenta de linha de comando MeshCmd Recursos de gerenciamento
Downloads de ferramentas
Instalador Win32 MeshCentral Roteador
Downloads móveis
Armazene o APK do Agente Android APK do Agente Android
Downloads MeshCmd
Win32 MeshCmd para Windows x86 32 bits
Win64 MeshCmd para Windows x86 64 bits
x86-32 MeshCmd para Linux x86 32 bits
x86-64 MeshCmd para Linux x86 64 bits
Comments on “Instalando MeshCentral para Acesso Remoto”