Seu Raspberry Pi é capaz de muitas coisas, inclusive emular um console de jogos. Confira nossa lista dos melhores emuladores de jogos para Raspberry Pi!
A emulação na computação é, em termos gerais, um método de simulação de um sistema dentro de outro sistema. Esses emuladores permitem experimentar sistemas de computador e eletrônicos que não estão mais em produção, difíceis de encontrar em condições de funcionamento ou impossíveis de encontrar. Jogos de fliperama, consoles de videogame domésticos e computadores pessoais dos anos 1970 até os anos 1990 são ótimos exemplos disso.
Antes de executar um emulador para um sistema específico, seu Pi precisa de um sistema operacional para suportá-lo. Aqui temos as maiores opções para configurar seu Pi para rodar emuladores.
Veja também: Quais São os Emuladores do RetroPie?
RetroArch

O Libretro suporta muitos sistemas operacionais diferentes e pode ser instalado como um aplicativo autônomo no Windows, MacOS, Android e várias distribuições do Linux.
O RetroArch não é um emulador em si. No RetroArch, grande parte do trabalho (infraestrutura) que normalmente envolveria a criação de um emulador ou sua portabilidade para uma nova plataforma já é feita pelo desenvolvedor.
Segundo o site:
RetroArch é um frontend para emuladores, mecanismos de jogos e reprodutores de mídia. Ele permite que você execute jogos clássicos em uma ampla variedade de computadores e consoles por meio de sua interface gráfica elegante. As configurações também são unificadas para que a configuração seja feita de uma vez por todas. Além disso, você pode executar discos de jogos originais (CDs) do RetroArch. O RetroArch possui recursos avançados como shaders, netplay, retrocesso, tempos de resposta do próximo quadro, runahead, tradução automática, recursos de acessibilidade cega e muito mais!
Link: https://www.retroarch.com/
Lakka
O Lakka também não é um emulador em si, mas uma distribuição Linux otimizada que usa a interface do usuário front-end incluída do RetroArch em vez de uma GUI tradicional de computador desktop. Não se engane, este sistema operacional foi feito para jogos! Uma versão oficial está disponível para o Raspberry Pi 4 , se você quiser dar uma olhada. Ele oferece todo o Linux de que você precisa para executar o RetroArch sem precisar saber nada sobre o Linux. Há uma variedade de opções de GUI disponíveis no Lakka se o menu de estilo XMB padrão (inspirado nos menus do sistema PSP e PS3) não for do seu agrado.
Lakka é melhor para usuários experientes do RetroArch que se sentem à vontade para explorar as opções profundas disponíveis. Mas não deixe que isso o impeça de tentar, porque essas opções são amplamente predefinidas para você, para que você possa começar a jogar imediatamente!
Segundo o site:
O console de jogos de código aberto(open source)
Lakka é uma distribuição Linux leve que transforma um pequeno computador em um console retrogaming completo.
Link: https://www.lakka.tv/
Batocera
O Batocera é um sistema operacional baseado em Linux por si só, o que o torna um projeto totalmente gratuito e de código aberto. Você tem muitos emuladores jogáveis disponíveis, incluindo MS-DOS, Apple II, PSP (Playstation Portable) e Nintendo Wii.
Para esses emuladores, ele fornece muitos recursos diferentes, como temas, shaders, molduras e retrocesso. O principal destaque do Batocera é sua aparência estética requintada na forma de gráficos, temas e efeitos visuais. Um dos melhores e mais interessantes recursos é o modo de moldura para sua tela. Selecione a moldura do console do jogo que você está jogando para ter uma experiência mais envolvente.
O Batocera é fácil de usar e plug-and-play, simplificando a configuração . Se você deseja ter uma ótima experiência de jogo retrô, como se tivesse voltado no tempo, mas com desempenho superior e gráficos melhores, o Batocera é a escolha certa.
Segundo o site,
Batocera.linux é uma distribuição retro-gaming de código aberto e totalmente gratuita que pode ser copiada para um pendrive ou cartão SD com o objetivo de transformar qualquer computador/nano computador em um console de jogos durante um jogo ou permanentemente. Batocera.linux não requer nenhuma modificação em seu computador. Observe que você deve possuir os jogos que joga para cumprir a lei.
Link: https://batocera.org/
RecalBox
O RecalBox é um aplicativo de código aberto executado sobre o RetroArch mencionado anteriormente . É um console de jogos retrô com uma interface e um processo de configuração mais diretos do que o RetroPie, do qual falaremos a seguir. A área em que o RecalBox brilha é o gerenciamento de todas as suas bibliotecas de jogos.
O RecalBox suporta vários jogos e uma infinidade de plataformas de jogos, incluindo fliperamas, PCs e consoles. Para obter esses jogos, faça o upload das ROMs para o seu sistema. O RecalBox também inclui muitos recursos, como controladores sem fio, retrocesso, capturas de tela e multijogador de até cinco jogadores.
As etapas para fazer você mesmo seu console retrô podem ser encontradas em RecalBox . Ele permite que você escolha sua própria experiência, jogando os jogos em sua TV, PC ou dispositivo portátil. Depois de escolher sua plataforma preferida, a próxima etapa permite que você compre kits e estojos, embora tudo o que você precisa seja um Raspberry Pi.
Segundo o site,
Jogue novamente todos os consoles, arcades e computadores da sua infância.
Jogue novamente mais de 100 consoles, portáteis e computadores. Encontre jogos de milhares de cabines de arcade
E você, qual console jogará novamente?
Link: https://www.recalbox.com/
RetroPie

E, finalmente, aquele que todos esperavam, RetroPie é a suíte de emulação mais conhecida para o Raspberry Pi. Na verdade, o RetroPie agora está disponível por meio do programa Raspberry Pi Imager , que torna o download e a configuração tão fáceis quanto alguns cliques do mouse no seu PC com Windows, MacOS ou Linux.
RetroPie foi adaptado para o hardware Raspberry Pi e simplicidade de uso. Ele é construído sobre o Raspberry Pi OS e configurado para inicializar diretamente no menu principal (que é melhor navegado com um controlador de gamepad). Como Lakka, ele também usa núcleos RetroArch, mas EmulationStation é a interface do usuário principal em vez da GUI do RetroArch.
Configurar um gamepad é um processo fácil e amplamente automático, e ele estará pronto assim que você fizer isso! O RetroPie também possui uma fantástica documentação do usuário , que recomendamos que você leia. O grande número de possibilidades que oferece vai muito além do que podemos cobrir aqui.
Uma das maiores vantagens do RetroPie é o grande número de sistemas emulados disponíveis. A maioria desses núcleos vem pré-instalada, mas instalar mais é bastante fácil graças às opções de menu simples. Então, vamos às nossas escolhas dos melhores emuladores!
Depois que seu software for classificado, você precisará dos próprios emuladores para executar os jogos. Devido à sua enorme popularidade, muitas das opções abaixo são compatíveis com o RetroPie.
Segundo o site,
Bem-vindo ao RetroPie. O RetroPie permite que você transforme seu Raspberry Pi, ODroid C1/C2 ou PC em uma máquina de jogos retrô. Ele se baseia em Raspbian, EmulationStation, RetroArch e muitos outros projetos para permitir que você jogue seus jogos favoritos de Arcade, console doméstico e PC clássico com o mínimo de configuração. Para usuários avançados, ele também fornece uma grande variedade de ferramentas de configuração para personalizar o sistema como desejar. O RetroPie fica em cima de um sistema operacional completo, você pode instalá-lo em um Raspbian existente ou começar com a imagem do RetroPie e adicionar software adicional posteriormente. Você decide. Embora o Projeto RetroPie tenha se originado em petRockBlock.com, agora é a casa do RetroPie.
Link: https://retropie.org.uk/
PCSX ReARMed
O PCSX ReARMed tem desempenho muito bom e compatibilidade quase completa com o catálogo PS1, embora a precisão da emulação sofra um pouco. Ele foi originalmente portado para o console de código aberto Pandora há quase uma década (que tinha apenas um processador ARM single-core de 32 bits), portanto, o desempenho em um processador ARM quad-core moderno de 64 bits (como o do Raspberry Pi) é excelente!
Um grande aumento de desempenho também se deve em parte ao recompilador dinâmico que foi incorporado ao emulador. Este é agora um recurso de plataforma cruzada, disponível em um PC comum, bem como em plataformas ARM.
Outro recurso interessante é que o PCSX ReARMed oferece suporte ao formato de imagem PBP , economizando espaço de armazenamento no disco rígido por meio da compactação com quase nenhuma perda de velocidade! Fique de olho também no suporte do RetroPie que prometeu um emulador de PlayStation mais novo: DuckStation . Deve estar disponível e funcionando bem durante a era do Pi 4!
Mupen64Plus-Next
O Pi 4 tem força suficiente para jogar confortavelmente a maior parte da biblioteca do Nintendo 64. Isso se deve em parte às melhorias trazidas no Mupen64Plus-Next , a implementação RetroArch do popular emulador N64 de plataforma cruzada.
Mupen64Plus tem uma longa história de desenvolvimento. O código no qual foi baseado (Mupen64) teve seu lançamento inicial em 2001. Mupen64Plus-Next está em desenvolvimento ativo e melhorando o tempo todo!
os primeiros jogos de tiro em primeira pessoa (FPS) com joystick único, como GoldenEye, são difíceis de jogar pelos padrões de hoje. No entanto, com as opções certas definidas , seu controlador de joystick duplo favorito pode ser feito para controlar a câmera e o movimento do jogador!
PPSSPP
Em termos de poder gráfico, o Sony PlayStation Portable (PSP) ocupa um lugar no ecossistema de consoles da Sony em algum lugar entre o PS1 e o PS2 (mesmo que tenha sido lançado depois do PS2). Isso ocorre, é claro, porque era um sistema de jogo portátil que ainda precisava ser um pouco eficiente em termos de energia. Isso significa que o emulador PPSSPP pode lidar facilmente com jogos de PSP!
O PPSSPP possui uma ótima GUI na versão autônoma (que não é RetroArch) incluída no RetroPie e tem um bom desempenho no Raspberry Pi 4 sem nenhum overclock. O PPSSPP tem compatibilidade de biblioteca quase total e é fácil de configurar, permitindo que você apenas aproveite os jogos!
Redream
Redream é um emulador de Dreamcast mais recente que pode atingir facilmente 60 quadros por segundo (FPS) estáveis para uma jogabilidade suave no Raspberry Pi 4. Na verdade, o Raspberry Pi conta com suporte específico do desenvolvedor ! A compatibilidade da biblioteca com o Redream é excelente, e você pode esperar esquecer que está jogando jogos Dreamcast em um emulador porque a experiência é muito suave.
Como o PPSSPP, o Redream possui uma GUI excelente e fácil de usar, intuitiva em seu layout. Ao contrário de muitos emuladores, o Redream promete “sem configuração de controlador, sem BIOS ou arquivos flash, basta adicionar jogos e jogar”. E nós concordamos: tanto a experiência de jogar esses clássicos retrô quanto de usar o próprio emulador é um prazer!
SNES9x 2010
Existem muitos emuladores de Super Nintendo Entertainment System (SNES) por aí. Recomendamos SNES9x 2010 porque tem o melhor equilíbrio entre desempenho e precisão entre os emuladores disponíveis no RetroPie.
O SNES foi um dos dois consoles de jogos domésticos campeões de 16 bits da década de 1990 com uma biblioteca monstruosa de glória em jogos 2D. É tão amado que os jogos ainda estão sendo republicados em consoles modernos (tanto na plataforma da Nintendo quanto em outras como Android e iOS).
Se você está procurando uma experiência SNES mais autêntica, o SNES9x é o mais preciso disponível no RetroPie, mas os desenvolvedores alertam que “… Felizmente para nós, o Raspberry Pi 4 deve ser capaz de lidar com isso – só não espere que a experiência seja sempre perfeita.
Genesis Plus GX
O outro console de 16 bits obrigatório da década de 1990 foi o Sega Genesis (ou Mega Drive, como era conhecido na maior parte do mundo). A biblioteca da Sega era comparável ao SNES, no entanto, a Sega definiu um campo de batalha de dois lados: você era um garoto da Nintendo ou um garoto da Sega, e em qual time você se juntou fazia parte de sua própria identidade como jogador . (Você deve se lembrar do anúncio “A Sega faz o que a Ninten não faz” .)
A forte herança da Sega no mercado de jogos de arcade também influenciou os jogos que eles publicaram no Genesis, com muitos desses mesmos jogos de arcade recebendo sua própria versão para console doméstico. Com o Genesis Plus GX , você pode voltar à ação.
DOSBox
Há uma biblioteca gigantesca de ótimos jogos retrô para PC em praticamente todos os gêneros. Os PCs de sua época ofereciam uma experiência diferente dos consoles de jogos domésticos. Embora a popularidade do PC doméstico não tenha atingido massa crítica até meados da década de 1990, naquela época já havia muitos jogos excelentes publicados para Microsoft DOS (sistema operacional de disco) ou MS-DOS.
Praticamente todos os jogos do DOS até meados da década de 1990 podem ser executados no Pi 4, e a revista oficial do Raspberry Pi ainda tem um guia passo a passo sobre como fazer exatamente isso! O RetroPie facilita a configuração e o funcionamento, embora você possa achar que dá um pouco mais de trabalho do que os outros emuladores que abordamos. Mas você não deve deixar que isso o impeça, porque quem não quer morrer de disenteria na Trilha do Oregon novamente?
Outros Programas
Existem muitos emuladores por aí, então aqui está uma lista rápida de algumas das outras opções a serem consideradas:
- MAME (Multiple Arcade Machine Emulator) : Há um número impressionante de jogos de arcade clássicos para jogar quando você obtém a versão certa do MAME emparelhada com a versão certa de um conjunto de ROM. Como isso pode ser complicado, é a principal razão pela qual o MAME não entrou na nossa lista. Também nem sempre é fácil de usar para ações (como adicionar créditos), pois o mapeamento de botões pode exigir mais do que apenas um gamepad.
- Golfinho : O Pi 4 simplesmente não tem energia suficiente para jogar a maioria dos jogos sem problemas, embora isso possa melhorar à medida que o driver gráfico Vulkan do Raspberry Pi amadurece. Ainda assim, é possível rodar alguns jogos de Gamecube no Raspberry Pi 4 com este emulador de Nintendo Gamecube e Wii.
- Qemu (Quick Emulator) : É difícil dizer o quão impressionante este emulador e máquina virtual realmente é dado o grande número de coisas diferentes que é capaz de fazer . No entanto, funcionalmente, é mais como uma máquina virtual e menos como uma plataforma de jogos retrô. Ainda pode ser uma boa escolha experimentar plataformas menos conhecidas, e até foi bifurcado em um ainda em andamento. Ainda pode ser uma boa escolha experimentar plataformas menos conhecidas, e até foi bifurcado em um emulador original do Xbox .
- Box86 : Existem vários emuladores de MS-DOS e Apple disponíveis para o Raspberry Pi. Mas ainda não há nenhum para jogos de Windows e Linux. É aqui que entra o Box86, ele permite rodar jogos dessas plataformas no seu Raspberry Pi. No entanto, para o Windows, é difícil que todos os jogos funcionem bem e nem todos os jogos do Windows são jogáveis. Apesar disso, existem alguns jogos que funcionam perfeitamente.
E aí? gostou dessa lista de emuladores de Jogos para Raspberry Pi?