05/04/2021

The Final Empire: Mistborn Book 1: O que Achei do livro?

Por Categoria: Outros

Obs.: Aqui tem Spoiler

Abaixo segue alguns dados analíticos e pessoais sobre o que achei do livro 01 da trilogia Mistborn.

É bom saber que li o livro em inglês, mas todos os livros dessa trilogia estão disponíveis em português.

Detalhes do Livro

Alguns desses detalhes retirei do site da Amazon:

Acima, vemos que no site da Amazon, quase todas as 4.889 pessoas deram 5 estrelas. Eu acabei dando apenas duas. Mas isso não quer dizer que eu estou certo e quase 5 mil pessoas estão erradas. Mas vou deixar para comentar sobre mais abaixo.

Facilidade de Leitura em Inglês

A leitura é bem fluida, muito rápida se compararmos esse livro com outros que já li, como os da série “Malazan book of the Fallen” do Steven Erikson.

O modo de escrita do Brandon Sanderson é bem corrido e acaba sendo um ponto positivo.

O que Achei o Livro?

No começo, quando cheguei na parte onde fala que o personagem Kelsier queimou metais que estavam dentro do seu corpo, metais que ele havia ingerido, eu tive que parar para ver se eu tinha lido errado, parecia que minha mente havia bugado; “O que? comeu metal? Será que a palavra metal tem algum outro significado em inglês?”. Reli novamente e era isso mesmo, ele comia metais. queimar metais dentro do corpo para ter certas habilidades/poderes é algo totalmente novo em livros, pelo menos para mim, e isso me deixou um pouco confuso inicialmente. Porém, ao decorrer da história vi que, além de inovador, era algo fantástico. O autor descreveu com detalhes sobre combinações de metais e seus efeitos.

Agora aqui vem spoiler:

Achei que o final do livro deixou muito a desejar. A morte de Kelsier, um dos protagonistas, foi muito superficial e tola. Ele enfrentou o Lord Ruler e morreu, se entregou, para que a sua morte servisse de inspiração para que os Skaas(povo escravizado) se revoltassem e enfrentassem a alta elite.

Apesar da originalidade na queima de metais dentro do corpo, todas as cenas que se seguem após a morte de Kelsier, fazem parecer que foram copiadas da bíblia: a morte de Cristo e seu legado para que os discípulos continuem seu trabalho na terra. Kelsier também deixa “discípulos”.

Esse foi o motivo de ter dado apenas duas estrelas a este livro.