28/04/2021

Renomear Pasta do Perfil do Usuário no Windows: C:\Users\pastaUsuário

Por Categoria: Outros

Para alterarmos o nome da pasta do usuário devemos configurar o registro do windows. Antes de alterarmos o registro é recomendado fazermos duas coisas:

  • Fazer um backup do registro: Com o registro aberto vá em “Arquivo–>Exportar”. Se no futuro quiser trazer o backup de volta basta ir em “Arquivo–>Importar” e selecionar o arquivo salvo.
  • criar um ponto de restauração: Abra o executar com “Windows + R” e digite “sysdm.cpl“, na caixa que apareceu clique em “proteção do sistema–>Criar”

As duas medidas acima se faz importante pois caso aconteça alguma erro teremos como voltar atrás.

Para realizar os procedimentos abaixo deverá estar logado com outro usuário diferente do seu e que tenha nível de administrador.

Abrindo o regedit

#1 Tecle “Windows + R” para abrirmos o executar

#2 Digite no executar “regedit” e clique em ok. Irá ser aberto o registro do windows



#3 Navegue até “HKEY_LOCAL_MACHINE\SOFTWARE\Microsoft\Windows NT\CurrentVersion\ProfileList

clique nas pastas e encontre a do usuário que quer alterar. Teremos que clicar nessas pastas abaixo de ProfileList até acharmos a que queremos. Encontrada a pasta dê dois cliques em ProfileImagePath.

#4 Deverá surgir a pasta com o nome errado e basta apenas alterarmos para o nome que queremos. Por Exemplo, abaixo estava “c:\Users\Martinho” e alterei para “c:\Users\Martin”.

#5 Agora, feche as janelas do regedit e abra uma pasta qualquer. Navegue até “C:\Users” e renomeie a pasta Martinho para Martin. Tem que ser o mesmo nome colocado no regedit acima.

#6 Reinicie o computador.